O ASPECTO MOTIVACIONAL E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37552 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3255 "inscrito_id" => 6019 "titulo" => "O ASPECTO MOTIVACIONAL E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Pensar em aprendizagem pelo viés da motivação é essencial para o planejamento do processo ensino-aprendizagem. O caráter motivador aplicado ao Ensino de Ciências pode emergir através de um ensino construtivista, pois essa aproximação é uma proposta que contempla a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. O presente estudo visa refletir a influência do motivacional no Ensino de Ciências. O instrumento de identificação do motivacional versa sobre a aplicação de um questionário com perguntas relacionadas ao que motivas e desmotiva os alunos em relação ao Ensino de Ciências. Se observar 87,5 % de respostas sim, a maioria dos estudantes declara gostar de estudar Ciências. O presente estudo mostra que os alunos possuem interesse no Ensino de Ciências, pois é uma disciplina que engloba fatos da vida e isso os alunos conseguem relacionar com situações cotidianas. A motivação é algo que está intrínseco e extrínseco, pois ambos contribuem para a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6019_09102017162046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUMARA WEDJA DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "SUMARA MELO" "autor_email" => "profsumelo@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37552 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3255 "inscrito_id" => 6019 "titulo" => "O ASPECTO MOTIVACIONAL E A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS" "resumo" => "Pensar em aprendizagem pelo viés da motivação é essencial para o planejamento do processo ensino-aprendizagem. O caráter motivador aplicado ao Ensino de Ciências pode emergir através de um ensino construtivista, pois essa aproximação é uma proposta que contempla a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. O presente estudo visa refletir a influência do motivacional no Ensino de Ciências. O instrumento de identificação do motivacional versa sobre a aplicação de um questionário com perguntas relacionadas ao que motivas e desmotiva os alunos em relação ao Ensino de Ciências. Se observar 87,5 % de respostas sim, a maioria dos estudantes declara gostar de estudar Ciências. O presente estudo mostra que os alunos possuem interesse no Ensino de Ciências, pois é uma disciplina que engloba fatos da vida e isso os alunos conseguem relacionar com situações cotidianas. A motivação é algo que está intrínseco e extrínseco, pois ambos contribuem para a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MOTIVAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6019_09102017162046.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUMARA WEDJA DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "SUMARA MELO" "autor_email" => "profsumelo@hotmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }