ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONSTRUINDO A PRÁXIS DOCENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36834 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2296 "inscrito_id" => 586 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONSTRUINDO A PRÁXIS DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho discute sobre as experiências vivenciadas pelos acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba- Campus VII. Teve como objetivo vivenciar processos de ensino e de aprendizagem em uma instituição de ensino pública estadual, para então, desenvolver conhecimentos da informática, atitudes relativas à profissão docente e avaliar a relação de estagiário-aluno na escola campo. O Estágio proporciona aos estudantes vivenciar a realidade e as necessidades de uma sala de aula, oferecendo benefícios da informática educativa para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola, como também para a formação do licenciado e portanto, podemos considerar que a prática docente requer preparo e organização, nos materiais quanto e fundamentação teóricos, pois não basta equipar as escolas, é preciso preparar os futuros professores para o uso das novas tecnologias, numa perspectiva de mudança do fazer pedagógico. Para produção deste relato de experiência, fez-se necessário embasamentos teóricos de autores como Pimenta e Lima (2004) quanto as referências sobre Estágio Supervisionado; Gil (2008) sobre metodologias de pesquisa; Almeida e Silva (2011) sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação – TDIC, bem como Valente (1993), pesquisador da utilização do computador no contexto educativo. Utilizou-se como metodologia a Pesquisa-Ação conforme propunha Gil (2008) uma ação direta dos estagiários e alunos. Constatou-se que a escola dispões de um laboratório de informática bem equipado, entretanto seu uso continua restrito a disciplina de informática, uma vez que a informática educativa tem uma visão multidisciplinar que propicia o olhar sobre as tecnologias favorecendo a construção do conhecimento dos alunos nas diversas ciências e o importante componente curricular Estágio Supervisionado nos cursos superiores de licenciatura por possibilitar intervenções em salas de aulas na fomentação das práxis pedagógica dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO;, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID586_11092017201948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO" "autor_nome_curto" => "SERGIO MORAIS" "autor_email" => "sergio_morais_cavalcante@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36834 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2296 "inscrito_id" => 586 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONSTRUINDO A PRÁXIS DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho discute sobre as experiências vivenciadas pelos acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba- Campus VII. Teve como objetivo vivenciar processos de ensino e de aprendizagem em uma instituição de ensino pública estadual, para então, desenvolver conhecimentos da informática, atitudes relativas à profissão docente e avaliar a relação de estagiário-aluno na escola campo. O Estágio proporciona aos estudantes vivenciar a realidade e as necessidades de uma sala de aula, oferecendo benefícios da informática educativa para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola, como também para a formação do licenciado e portanto, podemos considerar que a prática docente requer preparo e organização, nos materiais quanto e fundamentação teóricos, pois não basta equipar as escolas, é preciso preparar os futuros professores para o uso das novas tecnologias, numa perspectiva de mudança do fazer pedagógico. Para produção deste relato de experiência, fez-se necessário embasamentos teóricos de autores como Pimenta e Lima (2004) quanto as referências sobre Estágio Supervisionado; Gil (2008) sobre metodologias de pesquisa; Almeida e Silva (2011) sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação – TDIC, bem como Valente (1993), pesquisador da utilização do computador no contexto educativo. Utilizou-se como metodologia a Pesquisa-Ação conforme propunha Gil (2008) uma ação direta dos estagiários e alunos. Constatou-se que a escola dispões de um laboratório de informática bem equipado, entretanto seu uso continua restrito a disciplina de informática, uma vez que a informática educativa tem uma visão multidisciplinar que propicia o olhar sobre as tecnologias favorecendo a construção do conhecimento dos alunos nas diversas ciências e o importante componente curricular Estágio Supervisionado nos cursos superiores de licenciatura por possibilitar intervenções em salas de aulas na fomentação das práxis pedagógica dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO;, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID586_11092017201948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO" "autor_nome_curto" => "SERGIO MORAIS" "autor_email" => "sergio_morais_cavalcante@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }