Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONSTRUINDO A PRÁXIS DOCENTE

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO;, ENSINO E APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho discute sobre as experiências vivenciadas pelos acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba- Campus VII. Teve como objetivo vivenciar processos de ensino e de aprendizagem em uma instituição de ensino pública estadual, para então, desenvolver conhecimentos da informática, atitudes relativas à profissão docente e avaliar a relação de estagiário-aluno na escola campo. O Estágio proporciona aos estudantes vivenciar a realidade e as necessidades de uma sala de aula, oferecendo benefícios da informática educativa para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da escola, como também para a formação do licenciado e portanto, podemos considerar que a prática docente requer preparo e organização, nos materiais quanto e fundamentação teóricos, pois não basta equipar as escolas, é preciso preparar os futuros professores para o uso das novas tecnologias, numa perspectiva de mudança do fazer pedagógico. Para produção deste relato de experiência, fez-se necessário embasamentos teóricos de autores como Pimenta e Lima (2004) quanto as referências sobre Estágio Supervisionado; Gil (2008) sobre metodologias de pesquisa; Almeida e Silva (2011) sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação – TDIC, bem como Valente (1993), pesquisador da utilização do computador no contexto educativo. Utilizou-se como metodologia a Pesquisa-Ação conforme propunha Gil (2008) uma ação direta dos estagiários e alunos. Constatou-se que a escola dispões de um laboratório de informática bem equipado, entretanto seu uso continua restrito a disciplina de informática, uma vez que a informática educativa tem uma visão multidisciplinar que propicia o olhar sobre as tecnologias favorecendo a construção do conhecimento dos alunos nas diversas ciências e o importante componente curricular Estágio Supervisionado nos cursos superiores de licenciatura por possibilitar intervenções em salas de aulas na fomentação das práxis pedagógica dos profissionais da educação.

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