CAVALCANTE, Francisco Paulo Freitas. O auxílio de práticas didáticas no ensino de solos.. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37558>. Acesso em: 05/11/2024 07:53
Objetivou-se com o presente trabalho, constatar quanto o ensino do conteúdo de solos pode ser melhorado utilizando-se como auxilio para tal, práticas didáticas a respeito do conteúdo, e de modo consequente, retirando-se a monotonia da sala de aula, quando comparado o ensino do conteúdo recorrendo-se apenas ao livro como recurso didático. O presente trabalho foi realizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de biologia, da Universidade Federal do Piauí – UFPI/CMRV, com uma turma de um colégio público municipal localizado na cidade de Parnaíba, litoral do estado do Piauí. Foram realizadas coletas de amostras dos solos humífero, argiloso e arenoso, pois são os tipos mais comuns na região, facilitando a obtenção de amostras destes. Além das amostras de diferentes tipos de solo, os outros materiais utilizados na pratica foram partes de cima de garrafas pet recortadas, para serem usadas como funil, copos descartável, de preferência transparente, filtros de papel e água. Foi aplicado um questionário anteriormente a execução da atividade e dias depois da realização da prática foi novamente aplicado. O questionário foi composto pelas seguintes questões: “Marque a alternativa correta que possui as partes que compõem/formam o solo.”, “Cite pelo menos uma importância do solo.”, “Cite um tipo de solo.” e “Qual é o tipo de solo mais adequado para a agricultura? Por quê?”. Para iniciar a prática, os alunos realizaram uma observação tátil da composição de cada amostra de solo, na qual puderam sentir com as mãos, além visualizar, e desta maneira, observaram as divergências no tamanho, textura e cor dos grãos de cada tipo de solo. Nesse momento, os alunos foram motivados a desenvolverem hipóteses a respeito de qual tipo de solo teria a maior e menor permeabilidade e compactação, o que teria acarretado tal nível de permeabilidade e compactação, como também as consequências disto. Posteriormente, os alunos foram divididos em grupos de três a quatro componentes, os quais receberam os materiais. Em seguida, os alunos se dirigiram para pegarem as amostras de cada tipo de solo, que foram postas em recipientes diferentes, que eram compostos pelas partes de cima de garrafas pet recortadas que serviram como funil, contendo um filtro de papel colocado no seu interior, sobre um copo descartável para a coleta da água. A prática foi finalizada com uma discussão a respeito dos resultados encontrados pelos alunos, que verificaram e compararam os diferentes níveis de permeabilidade e velocidades de escoamento de cada tipo de solo, e conjuntamente sua compactação, e consequentemente, averiguaram se suas hipóteses estavam corretas ou erradas. Foi constatado que ocorreu um aumento de doze por cento na quantidade de acertos geral, ou seja, na somatória de acertos de todas as questões da turma. Se considerarmos apenas as quantidades de acertos das questões, separadamente, ocorreu um aumento de vinte por cento na questão de número um, e dez por cento na questão de número dois. A percentagem de acertos nas questões três e quatro se mantiveram, sendo cem por cento e quarenta por cento, respectivamente.