Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO, ATIVIDADES DINÂMICAS E O DESPERTAR DO INTERESSE PELA DISCIPLINA DE QUÍMICA– RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: A DISCIPLINA DE QUÍMICA, PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, INTERESSE E APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As aulas em que se utilizam como recursos metodológicos práticas experimentais, dinâmicas e contextualização dos conteúdos na disciplina de ciências podem ser grandes aliadas do professor para despertar nos estudantes o interesse pela disciplina, contribuindo assim para a construção significativa do conhecimento. Neste sentindo, o presente trabalho tem como objetivos analisar a utilização da experimentação e de atividades dinâmicas para despertar nos estudantes o interesse pelos conteúdos de Química vistos na disciplina de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental e socializar as experiências vivenciadas durante a execução do projeto. O trabalho foi feito após a elaboração e aplicação de um projeto de intervenção pelos alunos do curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal do Ceará – IFCE – Campus Iguatu na disciplina de Estágio Supervisionado II e foi aplicado aos alunos do 9º ano “C” da Escola de Ensino Fundamental Elze Lima Verde Montenegro. A metodologia adotada foi o relato de experiências, visando socializar (após análise dos resultados) as atividades desenvolvidas durante a execução do referido projeto. A escolha da turma se deu pelo fato de durante a observação do estágio, essa turma apresentar certa dificuldade em assimilar os assuntos abordados na disciplina de ciências, além disso, também se mostrava bastante desinteressada durante as aulas. As atividades aconteceram no período de 08 de a 29 de agosto de 2017 em quatro encontros que foram realizados no IFCE-Campus Iguatu na Unidade Cajazeiras, nos laboratórios de Bromatologia e Química e nessas atividades foram utilizadas dinâmicas e práticas experimentais com a devida contextualização do conteúdo abordado. No último encontro foi entregue aos estudantes um questionário de avaliação do projeto. Os resultados apontam que o projeto contribuiu para a desmistificação da disciplina de Química, que antes era definida por muitos como difícil e sem aplicação alguma. Após a execução do projeto, esta passou a ser vista de forma bem mais atrativa, havendo, assim, uma mudança positiva no olhar sobre essa disciplina e ocasionando, ao mesmo tempo, um avanço no desempenho dos estudantes envolvidos.

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