Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, MATEMÁTICA, DIFICULDADE, COTIDIANO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36760
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3915
    "inscrito_id" => 9974
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Este trabalho buscou compreender se e como acontece atualmente o ensino da Matemática na Escola Municipal de Educação Básica Professor Paulo Freire, do Assentamento Dom Hélder Câmara – Núcleo Carro Queimado no município de Girau do Ponciano – AL verificando a relação dos alunos e professores com a disciplina de Matemática e sua visão acerca desse conhecimento em seu cotidiano. Investigou-se ainda se as professoras planejam suas aulas e como isso de fato acontece. Na prática pedagógica as professoras deve saber relaciona os conteúdos com o cotidiano dos alunos elaborando bons objetivos e escolher métodos de ensino adequados. Para fundamentar esse estudo nos apoiamos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo e da Educação Matemática. Esta analise foi realizada através de questionários com a colaboração da professora que permanecia em sala de aula, todos os alunos presentes em aula responderam o questionário, pesquisando um total de 33 alunos e 2 professoras. Apesar de todos os obstáculos encontrados pelas professoras quando vão lecionar Matemática, é fundamental acreditar que os obstáculos voltados para o ensino de Matemática ainda pode mudar. Podendo buscar forma de realiza uma aula mais interessante, envolvente, alegre, para melhorar a aprendizagem destes alunos. O alcance de todas as conquistas dos últimos anos através da aprovação de Leis específicas para a Educação do Campo firmou-se como importante passo na garantia de condições educacionais mais ajustadas aos interesses campesinos. Contudo, oportunizando os alunos a conseguir entende os conceitos e habilidades matemáticas para que seja capaz de atuar de maneira prática na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, MATEMÁTICA, DIFICULDADE, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID9974_16102017113541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA COSTA"
    "autor_email" => "edcs1206@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36760
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3915
    "inscrito_id" => 9974
    "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "Este trabalho buscou compreender se e como acontece atualmente o ensino da Matemática na Escola Municipal de Educação Básica Professor Paulo Freire, do Assentamento Dom Hélder Câmara – Núcleo Carro Queimado no município de Girau do Ponciano – AL verificando a relação dos alunos e professores com a disciplina de Matemática e sua visão acerca desse conhecimento em seu cotidiano. Investigou-se ainda se as professoras planejam suas aulas e como isso de fato acontece. Na prática pedagógica as professoras deve saber relaciona os conteúdos com o cotidiano dos alunos elaborando bons objetivos e escolher métodos de ensino adequados. Para fundamentar esse estudo nos apoiamos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo e da Educação Matemática. Esta analise foi realizada através de questionários com a colaboração da professora que permanecia em sala de aula, todos os alunos presentes em aula responderam o questionário, pesquisando um total de 33 alunos e 2 professoras. Apesar de todos os obstáculos encontrados pelas professoras quando vão lecionar Matemática, é fundamental acreditar que os obstáculos voltados para o ensino de Matemática ainda pode mudar. Podendo buscar forma de realiza uma aula mais interessante, envolvente, alegre, para melhorar a aprendizagem destes alunos. O alcance de todas as conquistas dos últimos anos através da aprovação de Leis específicas para a Educação do Campo firmou-se como importante passo na garantia de condições educacionais mais ajustadas aos interesses campesinos. Contudo, oportunizando os alunos a conseguir entende os conceitos e habilidades matemáticas para que seja capaz de atuar de maneira prática na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, MATEMÁTICA, DIFICULDADE, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID9974_16102017113541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA DA COSTA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA COSTA"
    "autor_email" => "edcs1206@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho buscou compreender se e como acontece atualmente o ensino da Matemática na Escola Municipal de Educação Básica Professor Paulo Freire, do Assentamento Dom Hélder Câmara – Núcleo Carro Queimado no município de Girau do Ponciano – AL verificando a relação dos alunos e professores com a disciplina de Matemática e sua visão acerca desse conhecimento em seu cotidiano. Investigou-se ainda se as professoras planejam suas aulas e como isso de fato acontece. Na prática pedagógica as professoras deve saber relaciona os conteúdos com o cotidiano dos alunos elaborando bons objetivos e escolher métodos de ensino adequados. Para fundamentar esse estudo nos apoiamos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo e da Educação Matemática. Esta analise foi realizada através de questionários com a colaboração da professora que permanecia em sala de aula, todos os alunos presentes em aula responderam o questionário, pesquisando um total de 33 alunos e 2 professoras. Apesar de todos os obstáculos encontrados pelas professoras quando vão lecionar Matemática, é fundamental acreditar que os obstáculos voltados para o ensino de Matemática ainda pode mudar. Podendo buscar forma de realiza uma aula mais interessante, envolvente, alegre, para melhorar a aprendizagem destes alunos. O alcance de todas as conquistas dos últimos anos através da aprovação de Leis específicas para a Educação do Campo firmou-se como importante passo na garantia de condições educacionais mais ajustadas aos interesses campesinos. Contudo, oportunizando os alunos a conseguir entende os conceitos e habilidades matemáticas para que seja capaz de atuar de maneira prática na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.