ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36760 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3915 "inscrito_id" => 9974 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Este trabalho buscou compreender se e como acontece atualmente o ensino da Matemática na Escola Municipal de Educação Básica Professor Paulo Freire, do Assentamento Dom Hélder Câmara – Núcleo Carro Queimado no município de Girau do Ponciano – AL verificando a relação dos alunos e professores com a disciplina de Matemática e sua visão acerca desse conhecimento em seu cotidiano. Investigou-se ainda se as professoras planejam suas aulas e como isso de fato acontece. Na prática pedagógica as professoras deve saber relaciona os conteúdos com o cotidiano dos alunos elaborando bons objetivos e escolher métodos de ensino adequados. Para fundamentar esse estudo nos apoiamos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo e da Educação Matemática. Esta analise foi realizada através de questionários com a colaboração da professora que permanecia em sala de aula, todos os alunos presentes em aula responderam o questionário, pesquisando um total de 33 alunos e 2 professoras. Apesar de todos os obstáculos encontrados pelas professoras quando vão lecionar Matemática, é fundamental acreditar que os obstáculos voltados para o ensino de Matemática ainda pode mudar. Podendo buscar forma de realiza uma aula mais interessante, envolvente, alegre, para melhorar a aprendizagem destes alunos. O alcance de todas as conquistas dos últimos anos através da aprovação de Leis específicas para a Educação do Campo firmou-se como importante passo na garantia de condições educacionais mais ajustadas aos interesses campesinos. Contudo, oportunizando os alunos a conseguir entende os conceitos e habilidades matemáticas para que seja capaz de atuar de maneira prática na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, MATEMÁTICA, DIFICULDADE, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID9974_16102017113541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA COSTA" "autor_email" => "edcs1206@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36760 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3915 "inscrito_id" => 9974 "titulo" => "ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Este trabalho buscou compreender se e como acontece atualmente o ensino da Matemática na Escola Municipal de Educação Básica Professor Paulo Freire, do Assentamento Dom Hélder Câmara – Núcleo Carro Queimado no município de Girau do Ponciano – AL verificando a relação dos alunos e professores com a disciplina de Matemática e sua visão acerca desse conhecimento em seu cotidiano. Investigou-se ainda se as professoras planejam suas aulas e como isso de fato acontece. Na prática pedagógica as professoras deve saber relaciona os conteúdos com o cotidiano dos alunos elaborando bons objetivos e escolher métodos de ensino adequados. Para fundamentar esse estudo nos apoiamos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo e da Educação Matemática. Esta analise foi realizada através de questionários com a colaboração da professora que permanecia em sala de aula, todos os alunos presentes em aula responderam o questionário, pesquisando um total de 33 alunos e 2 professoras. Apesar de todos os obstáculos encontrados pelas professoras quando vão lecionar Matemática, é fundamental acreditar que os obstáculos voltados para o ensino de Matemática ainda pode mudar. Podendo buscar forma de realiza uma aula mais interessante, envolvente, alegre, para melhorar a aprendizagem destes alunos. O alcance de todas as conquistas dos últimos anos através da aprovação de Leis específicas para a Educação do Campo firmou-se como importante passo na garantia de condições educacionais mais ajustadas aos interesses campesinos. Contudo, oportunizando os alunos a conseguir entende os conceitos e habilidades matemáticas para que seja capaz de atuar de maneira prática na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, MATEMÁTICA, DIFICULDADE, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID9974_16102017113541.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA DA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA COSTA" "autor_email" => "edcs1206@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }