SILVA, Érica Da Costa. Ensino de matemática na escola do campo: um estudo de caso. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36760>. Acesso em: 05/11/2024 07:00
Este trabalho buscou compreender se e como acontece atualmente o ensino da Matemática na Escola Municipal de Educação Básica Professor Paulo Freire, do Assentamento Dom Hélder Câmara – Núcleo Carro Queimado no município de Girau do Ponciano – AL verificando a relação dos alunos e professores com a disciplina de Matemática e sua visão acerca desse conhecimento em seu cotidiano. Investigou-se ainda se as professoras planejam suas aulas e como isso de fato acontece. Na prática pedagógica as professoras deve saber relaciona os conteúdos com o cotidiano dos alunos elaborando bons objetivos e escolher métodos de ensino adequados. Para fundamentar esse estudo nos apoiamos nos referenciais teórico e metodológico da Educação do Campo e da Educação Matemática. Esta analise foi realizada através de questionários com a colaboração da professora que permanecia em sala de aula, todos os alunos presentes em aula responderam o questionário, pesquisando um total de 33 alunos e 2 professoras. Apesar de todos os obstáculos encontrados pelas professoras quando vão lecionar Matemática, é fundamental acreditar que os obstáculos voltados para o ensino de Matemática ainda pode mudar. Podendo buscar forma de realiza uma aula mais interessante, envolvente, alegre, para melhorar a aprendizagem destes alunos. O alcance de todas as conquistas dos últimos anos através da aprovação de Leis específicas para a Educação do Campo firmou-se como importante passo na garantia de condições educacionais mais ajustadas aos interesses campesinos. Contudo, oportunizando os alunos a conseguir entende os conceitos e habilidades matemáticas para que seja capaz de atuar de maneira prática na sociedade.