ENSINO DE CIÊNCIAS COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTUDO DOS ÓRGÃOS DO SENTIDO NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36737 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 4683 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTUDO DOS ÓRGÃOS DO SENTIDO NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As Histórias em Quadrinhos (HQ’s) apresentam-se como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que apresentam uma linguagem próxima da realidade dos alunos, aparência lúdica, riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, sendo esta bem mais aceita pelos estudantes pelas características já mencionadas. Esta aceitação estimula o estudante a aprender e ler mais e este estímulo facilita o aprendizado deste e contribui na prática docente. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo dos Órgãos do Sentido, no 3º ano do Ensino Fundamental I na Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira. O trabalho foi realizado com um grupo de vinte alunos em uma escola da rede pública na cidade de Caxias/MA. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e o estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e exploratória. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na prática docente e na aprendizagem dos alunos, principalmente nas séries iniciais onde o lúdico é melhor aproveitado. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos foram um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4683_17082017113625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "REGIANE SILVA" "autor_email" => "regiane1805@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36737 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 439 "inscrito_id" => 4683 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTUDO DOS ÓRGÃOS DO SENTIDO NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As Histórias em Quadrinhos (HQ’s) apresentam-se como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que apresentam uma linguagem próxima da realidade dos alunos, aparência lúdica, riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, sendo esta bem mais aceita pelos estudantes pelas características já mencionadas. Esta aceitação estimula o estudante a aprender e ler mais e este estímulo facilita o aprendizado deste e contribui na prática docente. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo dos Órgãos do Sentido, no 3º ano do Ensino Fundamental I na Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira. O trabalho foi realizado com um grupo de vinte alunos em uma escola da rede pública na cidade de Caxias/MA. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e o estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e exploratória. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na prática docente e na aprendizagem dos alunos, principalmente nas séries iniciais onde o lúdico é melhor aproveitado. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos foram um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4683_17082017113625.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGIANE TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "REGIANE SILVA" "autor_email" => "regiane1805@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }