Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTUDO DOS ÓRGÃOS DO SENTIDO NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, LÚDICO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36737
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 439
    "inscrito_id" => 4683
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTUDO DOS ÓRGÃOS DO SENTIDO NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As Histórias em Quadrinhos (HQ’s) apresentam-se como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que apresentam uma linguagem próxima da realidade dos alunos, aparência lúdica, riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, sendo esta bem mais aceita pelos estudantes pelas características já mencionadas. Esta aceitação estimula o estudante a aprender e ler mais e este estímulo facilita o aprendizado deste e contribui na prática docente. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo dos Órgãos do Sentido, no 3º ano do Ensino Fundamental I na Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira. O trabalho foi realizado com um grupo de vinte alunos em uma escola da rede pública na cidade de Caxias/MA. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e o estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e exploratória. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na prática docente e na aprendizagem dos alunos, principalmente nas séries iniciais onde o lúdico é melhor aproveitado. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos foram um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4683_17082017113625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIANE TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "REGIANE SILVA"
    "autor_email" => "regiane1805@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36737
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 439
    "inscrito_id" => 4683
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTUDO DOS ÓRGÃOS DO SENTIDO NA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "As Histórias em Quadrinhos (HQ’s) apresentam-se como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que apresentam uma linguagem próxima da realidade dos alunos, aparência lúdica, riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, sendo esta bem mais aceita pelos estudantes pelas características já mencionadas. Esta aceitação estimula o estudante a aprender e ler mais e este estímulo facilita o aprendizado deste e contribui na prática docente. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo dos Órgãos do Sentido, no 3º ano do Ensino Fundamental I na Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira. O trabalho foi realizado com um grupo de vinte alunos em uma escola da rede pública na cidade de Caxias/MA. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e o estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e exploratória. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na prática docente e na aprendizagem dos alunos, principalmente nas séries iniciais onde o lúdico é melhor aproveitado. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos foram um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ÓRGÃOS DOS SENTIDOS, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID4683_17082017113625.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIANE TEIXEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "REGIANE SILVA"
    "autor_email" => "regiane1805@outlook.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As Histórias em Quadrinhos (HQ’s) apresentam-se como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que apresentam uma linguagem próxima da realidade dos alunos, aparência lúdica, riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, sendo esta bem mais aceita pelos estudantes pelas características já mencionadas. Esta aceitação estimula o estudante a aprender e ler mais e este estímulo facilita o aprendizado deste e contribui na prática docente. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo dos Órgãos do Sentido, no 3º ano do Ensino Fundamental I na Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira. O trabalho foi realizado com um grupo de vinte alunos em uma escola da rede pública na cidade de Caxias/MA. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de quatro estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e o estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e exploratória. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na prática docente e na aprendizagem dos alunos, principalmente nas séries iniciais onde o lúdico é melhor aproveitado. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos foram um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.