Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE, SOBRAL – CEARÁ

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, DIDÁTICA, PIBID Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34990
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1014
    "inscrito_id" => 1726
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE, SOBRAL – CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade utilizar diferentes estratégias didáticas para mostrar/explicar aos alunos não apenas o que são fósseis, mas qual a importância da paleontologia e como é o trabalho dos paleontólogos bem como a sua importância para a ciência, tendo em vista que essa importância não é abordada de forma significativa em livros didáticos e pelo fato de fóssil ser um assunto muito presente em documentários e filmes despertando muito a atenção dos estudantes. O trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos da Escola de Ensino Médio Professor Luis Felipe, localizado na cidade de Sobral- CE. Primeiramente, os bolsistas do subprojeto Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), reuniram-se juntamente com a professora supervisora para decidirem quais seriam as atividades da sequência e planejarem como seria cada uma. Foi então decidido que seriam feitas 4 (quatro) atividades: a primeira se deu por meio de uma aula expositiva, na segunda aconteceu uma oficina para produção de modelos didáticos de fósseis, a terceira foi uma visita ao Museu Dom José e na quarta atividade houve a simulação de um sítio paleontológico; no final da sequência didática foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar o conhecimento dos alunos após  participarem de todas as atividades. Por meio da aplicação da sequência didática foi possível perceber que os alunos conseguiram assimilar sobre a importância da paleontologia e dos profissionais da área durante cada etapa e que pode ser uma estratégia muito aplicada pelos professores e de forma que os mesmos possam avaliar os alunos levando em consideração diversos aspectos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, DIDÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1726_08092017132723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIETE DE MESQUITA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ELIETE LOPES"
    "autor_email" => "eliete.mesquita13@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34990
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1014
    "inscrito_id" => 1726
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE, SOBRAL – CEARÁ"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade utilizar diferentes estratégias didáticas para mostrar/explicar aos alunos não apenas o que são fósseis, mas qual a importância da paleontologia e como é o trabalho dos paleontólogos bem como a sua importância para a ciência, tendo em vista que essa importância não é abordada de forma significativa em livros didáticos e pelo fato de fóssil ser um assunto muito presente em documentários e filmes despertando muito a atenção dos estudantes. O trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos da Escola de Ensino Médio Professor Luis Felipe, localizado na cidade de Sobral- CE. Primeiramente, os bolsistas do subprojeto Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), reuniram-se juntamente com a professora supervisora para decidirem quais seriam as atividades da sequência e planejarem como seria cada uma. Foi então decidido que seriam feitas 4 (quatro) atividades: a primeira se deu por meio de uma aula expositiva, na segunda aconteceu uma oficina para produção de modelos didáticos de fósseis, a terceira foi uma visita ao Museu Dom José e na quarta atividade houve a simulação de um sítio paleontológico; no final da sequência didática foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar o conhecimento dos alunos após  participarem de todas as atividades. Por meio da aplicação da sequência didática foi possível perceber que os alunos conseguiram assimilar sobre a importância da paleontologia e dos profissionais da área durante cada etapa e que pode ser uma estratégia muito aplicada pelos professores e de forma que os mesmos possam avaliar os alunos levando em consideração diversos aspectos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, DIDÁTICA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1726_08092017132723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIETE DE MESQUITA LOPES"
    "autor_nome_curto" => "ELIETE LOPES"
    "autor_email" => "eliete.mesquita13@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade utilizar diferentes estratégias didáticas para mostrar/explicar aos alunos não apenas o que são fósseis, mas qual a importância da paleontologia e como é o trabalho dos paleontólogos bem como a sua importância para a ciência, tendo em vista que essa importância não é abordada de forma significativa em livros didáticos e pelo fato de fóssil ser um assunto muito presente em documentários e filmes despertando muito a atenção dos estudantes. O trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos da Escola de Ensino Médio Professor Luis Felipe, localizado na cidade de Sobral- CE. Primeiramente, os bolsistas do subprojeto Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), reuniram-se juntamente com a professora supervisora para decidirem quais seriam as atividades da sequência e planejarem como seria cada uma. Foi então decidido que seriam feitas 4 (quatro) atividades: a primeira se deu por meio de uma aula expositiva, na segunda aconteceu uma oficina para produção de modelos didáticos de fósseis, a terceira foi uma visita ao Museu Dom José e na quarta atividade houve a simulação de um sítio paleontológico; no final da sequência didática foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar o conhecimento dos alunos após participarem de todas as atividades. Por meio da aplicação da sequência didática foi possível perceber que os alunos conseguiram assimilar sobre a importância da paleontologia e dos profissionais da área durante cada etapa e que pode ser uma estratégia muito aplicada pelos professores e de forma que os mesmos possam avaliar os alunos levando em consideração diversos aspectos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.