SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE, SOBRAL – CEARÁ
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34990 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1014 "inscrito_id" => 1726 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE, SOBRAL – CEARÁ" "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade utilizar diferentes estratégias didáticas para mostrar/explicar aos alunos não apenas o que são fósseis, mas qual a importância da paleontologia e como é o trabalho dos paleontólogos bem como a sua importância para a ciência, tendo em vista que essa importância não é abordada de forma significativa em livros didáticos e pelo fato de fóssil ser um assunto muito presente em documentários e filmes despertando muito a atenção dos estudantes. O trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos da Escola de Ensino Médio Professor Luis Felipe, localizado na cidade de Sobral- CE. Primeiramente, os bolsistas do subprojeto Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), reuniram-se juntamente com a professora supervisora para decidirem quais seriam as atividades da sequência e planejarem como seria cada uma. Foi então decidido que seriam feitas 4 (quatro) atividades: a primeira se deu por meio de uma aula expositiva, na segunda aconteceu uma oficina para produção de modelos didáticos de fósseis, a terceira foi uma visita ao Museu Dom José e na quarta atividade houve a simulação de um sítio paleontológico; no final da sequência didática foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar o conhecimento dos alunos após participarem de todas as atividades. Por meio da aplicação da sequência didática foi possível perceber que os alunos conseguiram assimilar sobre a importância da paleontologia e dos profissionais da área durante cada etapa e que pode ser uma estratégia muito aplicada pelos professores e de forma que os mesmos possam avaliar os alunos levando em consideração diversos aspectos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, DIDÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1726_08092017132723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIETE DE MESQUITA LOPES" "autor_nome_curto" => "ELIETE LOPES" "autor_email" => "eliete.mesquita13@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34990 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1014 "inscrito_id" => 1726 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PALEONTOLOGIA, NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR LUÍS FELIPE, SOBRAL – CEARÁ" "resumo" => "O presente trabalho tem por finalidade utilizar diferentes estratégias didáticas para mostrar/explicar aos alunos não apenas o que são fósseis, mas qual a importância da paleontologia e como é o trabalho dos paleontólogos bem como a sua importância para a ciência, tendo em vista que essa importância não é abordada de forma significativa em livros didáticos e pelo fato de fóssil ser um assunto muito presente em documentários e filmes despertando muito a atenção dos estudantes. O trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com os alunos da Escola de Ensino Médio Professor Luis Felipe, localizado na cidade de Sobral- CE. Primeiramente, os bolsistas do subprojeto Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), reuniram-se juntamente com a professora supervisora para decidirem quais seriam as atividades da sequência e planejarem como seria cada uma. Foi então decidido que seriam feitas 4 (quatro) atividades: a primeira se deu por meio de uma aula expositiva, na segunda aconteceu uma oficina para produção de modelos didáticos de fósseis, a terceira foi uma visita ao Museu Dom José e na quarta atividade houve a simulação de um sítio paleontológico; no final da sequência didática foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar o conhecimento dos alunos após participarem de todas as atividades. Por meio da aplicação da sequência didática foi possível perceber que os alunos conseguiram assimilar sobre a importância da paleontologia e dos profissionais da área durante cada etapa e que pode ser uma estratégia muito aplicada pelos professores e de forma que os mesmos possam avaliar os alunos levando em consideração diversos aspectos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, DIDÁTICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1726_08092017132723.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIETE DE MESQUITA LOPES" "autor_nome_curto" => "ELIETE LOPES" "autor_email" => "eliete.mesquita13@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }