CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS INVENTIVOS INOVANDO O
ENSINO DE CIÊNCIAS:
MONTAGEM MANUAL DE CÂMARA DE COMBUSTÃO
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O estudo do conteúdo teórico de maneira tradicional\r\n das disciplinas de Física e Química, em nível do ensino médio, técnico e tecnológico aplicados aos\r\n nossos alunos no IFPE-PESQUEIRA não está estimulando a maioria dos discentes a entender o\r\n conteúdo das disciplinas de acordo com o Art.9º, item I do BRASIL (2002, p.115, PCN) “Na\r\n situação de ensino e aprendizagem, o conhecimento é transporto da situação em que foi criado,\r\n inventado ou produzido, e por causa dessa transposição didática deve ser relacionado com a prática\r\n ou a experiência do aluno a fim de adquirir significado.” Isto pode ser verificado ao observarmos os\r\n resultados de médias semestrais dos referidos estudantes, onde o aluno sempre apresenta um\r\n desempenho abaixo do padrão exigido pelo IFPE (nota 6,0). As aulas experimentais podem ser\r\n empregadas com diferentes objetivos e fornecer variadas e importantes contribuições no ensino e\r\n aprendizagem de ciências.\r\n Por isso o presente trabalho tem o objetivo de realizar o desenvolvimento das etapas do\r\n experimento inventivo dos professores Lindeberg Rocha Freitas e Joaci Galindo, junto com a\r\n participação dos alunos Monitores sobre o protótipo de motor de combustão interna para ser\r\n aplicado no ensino de Física e de Química.\r\n www.conedu.com.br\r\n Na construção do modelo da câmara de combustão foram utilizados materiais de fácil\r\n acesso e de baixo custo como Garrafa PET, Pedaços de madeira, Vela de ignição e pequena\r\n quantidade de Combustível (Álcool e/ou Gasolina) para fazer funcionar a referida Câmara. O\r\n funcionamento da câmara foi visualizado e realmente ocorreu a transformação química (a\r\n explosão), a liberação e o aproveitamento de energia na produção de trabalho.\r\n As experiências e os testes realizados com o protótipo de Câmara de Combustão,\r\n contribuíram para o entendimento sobre o funcionamento de um motor à explosão, conforme\r\n observações práticas que envolveram reação de combustão, liberação energia e realização de\r\n trabalho, exploraram os conhecimentos de Química e de Física, Durante a realização de práticas e\r\n testes utilizando o experimento inventivo foi percebido tratar-se de uma excelente estratégia para\r\n melhorar o ensino das duas ciências contribuindo para inovação das aulas Teórico-Experimentais,\r\n que em geral envolvem conteúdos bem estruturados, mas de difícil compreensão. 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