A MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35472 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2880 "inscrito_id" => 4798 "titulo" => "A MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A mediação da leitura ocorre a partir da interação entre docente e alunos e é fundamental para a formação do leitor proficiente, tão buscada pela escola. Assim, as discussões sobre as estratégias de mediação são constantes no ambiente educacional, visando um maior aprofundamento sobre o assunto e, consequentemente, a melhoria dos resultados em leitura. Este artigo objetiva, de forma geral, analisar como ocorre a mediação enquanto estratégia facilitadora da leitura em sala de aula no Ensino Fundamental, especialmente, no 9º ano, turma em que foi realizada esta pesquisa. Como objetivos específicos, propomos: discorrer sobre as estratégias de mediação leitora, sob a perspectiva sociolinguística escolar; descrever aspectos da mediação pedagógica que favorecem a leitura e reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre da mediação. O levantamento do corpus foi feito a partir da gravação de uma aula realizada numa escola do interior do Estado do Ceará, em que a professora de Língua Portuguesa desenvolveu com os alunos, a leitura do conto Um crime quase perfeito, de Robert Arlt. Após a gravação, foi feita a transcrição da aula e a extração de excertos que foram analisados à luz da perspectiva sociolinguística escolar, a partir de um estudo que seguiu múltiplos procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e de natureza etnográfica, visto que a coleta se deu a partir dos próprios sujeitos pesquisados – alunos e professora. Concluímos que a professora se utiliza de estratégias mediadoras que facilitam a leitura dos alunos, conduzindo-os à construção do sentido do texto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LEITURA, PROFESSORA, ALUNOS, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4798_25092017223236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA " "autor_email" => "gabyzinha.amil@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35472 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2880 "inscrito_id" => 4798 "titulo" => "A MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A mediação da leitura ocorre a partir da interação entre docente e alunos e é fundamental para a formação do leitor proficiente, tão buscada pela escola. Assim, as discussões sobre as estratégias de mediação são constantes no ambiente educacional, visando um maior aprofundamento sobre o assunto e, consequentemente, a melhoria dos resultados em leitura. Este artigo objetiva, de forma geral, analisar como ocorre a mediação enquanto estratégia facilitadora da leitura em sala de aula no Ensino Fundamental, especialmente, no 9º ano, turma em que foi realizada esta pesquisa. Como objetivos específicos, propomos: discorrer sobre as estratégias de mediação leitora, sob a perspectiva sociolinguística escolar; descrever aspectos da mediação pedagógica que favorecem a leitura e reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre da mediação. O levantamento do corpus foi feito a partir da gravação de uma aula realizada numa escola do interior do Estado do Ceará, em que a professora de Língua Portuguesa desenvolveu com os alunos, a leitura do conto Um crime quase perfeito, de Robert Arlt. Após a gravação, foi feita a transcrição da aula e a extração de excertos que foram analisados à luz da perspectiva sociolinguística escolar, a partir de um estudo que seguiu múltiplos procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e de natureza etnográfica, visto que a coleta se deu a partir dos próprios sujeitos pesquisados – alunos e professora. Concluímos que a professora se utiliza de estratégias mediadoras que facilitam a leitura dos alunos, conduzindo-os à construção do sentido do texto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LEITURA, PROFESSORA, ALUNOS, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4798_25092017223236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA " "autor_email" => "gabyzinha.amil@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }