A mediação da leitura ocorre a partir da interação entre docente e alunos e é fundamental para a formação do leitor proficiente, tão buscada pela escola. Assim, as discussões sobre as estratégias de mediação são constantes no ambiente educacional, visando um maior aprofundamento sobre o assunto e, consequentemente, a melhoria dos resultados em leitura. Este artigo objetiva, de forma geral, analisar como ocorre a mediação enquanto estratégia facilitadora da leitura em sala de aula no Ensino Fundamental, especialmente, no 9º ano, turma em que foi realizada esta pesquisa. Como objetivos específicos, propomos: discorrer sobre as estratégias de mediação leitora, sob a perspectiva sociolinguística escolar; descrever aspectos da mediação pedagógica que favorecem a leitura e reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre da mediação. O levantamento do corpus foi feito a partir da gravação de uma aula realizada numa escola do interior do Estado do Ceará, em que a professora de Língua Portuguesa desenvolveu com os alunos, a leitura do conto Um crime quase perfeito, de Robert Arlt. Após a gravação, foi feita a transcrição da aula e a extração de excertos que foram analisados à luz da perspectiva sociolinguística escolar, a partir de um estudo que seguiu múltiplos procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e de natureza etnográfica, visto que a coleta se deu a partir dos próprios sujeitos pesquisados – alunos e professora. Concluímos que a professora se utiliza de estratégias mediadoras que facilitam a leitura dos alunos, conduzindo-os à construção do sentido do texto.