Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO, LEITURA, PROFESSORA, ALUNOS, ALUNOS Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35472
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2880
    "inscrito_id" => 4798
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A mediação da leitura ocorre a partir da interação entre docente e alunos e é fundamental para a formação do leitor proficiente, tão buscada pela escola. Assim, as discussões sobre as estratégias de mediação são constantes no ambiente educacional, visando um maior aprofundamento sobre o assunto e, consequentemente, a melhoria dos resultados em leitura. Este artigo objetiva, de forma geral, analisar como ocorre a mediação enquanto estratégia facilitadora da leitura em sala de aula no Ensino Fundamental, especialmente, no 9º ano, turma em que foi realizada esta pesquisa. Como objetivos específicos, propomos: discorrer sobre as estratégias de mediação leitora, sob a perspectiva sociolinguística escolar; descrever aspectos da mediação pedagógica que favorecem a leitura e reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre da mediação. O levantamento do corpus foi feito a partir da gravação de uma aula realizada numa escola do interior do Estado do Ceará, em que a professora de Língua Portuguesa desenvolveu com os alunos, a leitura do conto Um crime quase perfeito, de Robert Arlt. Após a gravação, foi feita a transcrição da aula e a extração de excertos que foram analisados à luz da perspectiva sociolinguística escolar, a partir de um estudo que seguiu múltiplos procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e de natureza etnográfica, visto que a coleta se deu a partir dos próprios sujeitos pesquisados – alunos e professora. Concluímos que a professora se utiliza de estratégias mediadoras que facilitam a leitura dos alunos, conduzindo-os à construção do sentido do texto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LEITURA, PROFESSORA, ALUNOS, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4798_25092017223236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA "
    "autor_email" => "gabyzinha.amil@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35472
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2880
    "inscrito_id" => 4798
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A mediação da leitura ocorre a partir da interação entre docente e alunos e é fundamental para a formação do leitor proficiente, tão buscada pela escola. Assim, as discussões sobre as estratégias de mediação são constantes no ambiente educacional, visando um maior aprofundamento sobre o assunto e, consequentemente, a melhoria dos resultados em leitura. Este artigo objetiva, de forma geral, analisar como ocorre a mediação enquanto estratégia facilitadora da leitura em sala de aula no Ensino Fundamental, especialmente, no 9º ano, turma em que foi realizada esta pesquisa. Como objetivos específicos, propomos: discorrer sobre as estratégias de mediação leitora, sob a perspectiva sociolinguística escolar; descrever aspectos da mediação pedagógica que favorecem a leitura e reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre da mediação. O levantamento do corpus foi feito a partir da gravação de uma aula realizada numa escola do interior do Estado do Ceará, em que a professora de Língua Portuguesa desenvolveu com os alunos, a leitura do conto Um crime quase perfeito, de Robert Arlt. Após a gravação, foi feita a transcrição da aula e a extração de excertos que foram analisados à luz da perspectiva sociolinguística escolar, a partir de um estudo que seguiu múltiplos procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e de natureza etnográfica, visto que a coleta se deu a partir dos próprios sujeitos pesquisados – alunos e professora. Concluímos que a professora se utiliza de estratégias mediadoras que facilitam a leitura dos alunos, conduzindo-os à construção do sentido do texto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LEITURA, PROFESSORA, ALUNOS, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID4798_25092017223236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA "
    "autor_email" => "gabyzinha.amil@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A mediação da leitura ocorre a partir da interação entre docente e alunos e é fundamental para a formação do leitor proficiente, tão buscada pela escola. Assim, as discussões sobre as estratégias de mediação são constantes no ambiente educacional, visando um maior aprofundamento sobre o assunto e, consequentemente, a melhoria dos resultados em leitura. Este artigo objetiva, de forma geral, analisar como ocorre a mediação enquanto estratégia facilitadora da leitura em sala de aula no Ensino Fundamental, especialmente, no 9º ano, turma em que foi realizada esta pesquisa. Como objetivos específicos, propomos: discorrer sobre as estratégias de mediação leitora, sob a perspectiva sociolinguística escolar; descrever aspectos da mediação pedagógica que favorecem a leitura e reconhecer estratégias de leitura que se revelam no enquadre da mediação. O levantamento do corpus foi feito a partir da gravação de uma aula realizada numa escola do interior do Estado do Ceará, em que a professora de Língua Portuguesa desenvolveu com os alunos, a leitura do conto Um crime quase perfeito, de Robert Arlt. Após a gravação, foi feita a transcrição da aula e a extração de excertos que foram analisados à luz da perspectiva sociolinguística escolar, a partir de um estudo que seguiu múltiplos procedimentos: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e de natureza etnográfica, visto que a coleta se deu a partir dos próprios sujeitos pesquisados – alunos e professora. Concluímos que a professora se utiliza de estratégias mediadoras que facilitam a leitura dos alunos, conduzindo-os à construção do sentido do texto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.