Participando como voluntária do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Canoas) das atividades e tendo interesse em trabalhar com as princesas da Disney relacionando com os temas abordados no núcleo. Surgiu o trabalho "Lute como uma princesa", com a proposta de observar como as questões de gênero e empoderamento feminino aparecem na animação da franquia das princesas da Disney. Parto da ideia que os filmes são artefatos culturais que são usados como recursos pedagógicos de produção e transmissão de conhecimentos e saberes (SABAT, 2002). Como jovem influencia pela mídia, assídua expectadora dos filmes da Disney e membro do NEPGS busco analisar e problematiza as questões de gênero e empoderamento feminino presentes no filme escolhido da franquia, Mulan. Analiso três fragmentos da obra de 1998 por meio da metodologia etnografia de tela. Compreendo como o conceito de gênero e de empoderamento da mulher contribui para espaços de modificação na representação de feminino nos filmes da Disney, problematizo a questão de . E me pergunto se posso considerar Mulan uma princesa empoderada. Já que a personagem é a primeira a desconstruir com o padrão de que uma mulher não pode lutar e nem “agir como homem”. Indagando sobre temas de sexualidade e gênero, com perceptivas de feminino e masculino. Olho a maneira como a mulher é representada nessa sociedade, a qual o filme está inserido e reflito sobre alguns padrões femininos ainda existentes na sociedade atual. Problematizo a desigualdade de gênero devido a esses padrões impostos.