ALMEIDA, Evilásio Da Silva et al.. Ensino de ciência experimental no ensino fundamental. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36736>. Acesso em: 23/12/2024 01:13
O presente trabalho busca dar oportunidade as crianças do ensino fundamental da rede pública da zona rural e do agreste alagoano, abrindo caminhos para a iniciação científica utilizando experimentos de física que envolve ótica, pensando em despertar o interesse destes para a carreira acadêmica na área da ciência. Sabendo da falta de infraestrutura que as escolas públicas possuem e, infelizmente a dificuldade que a maioria dos professores do ensino fundamental tem de ensinar ciência, fora proposto este projeto para tentar minimizar essa deficiência no ensino. O projeto foi proposto pelo Professor Dr. José Henrique Araújo Lopes de Andrade e conta com a colaboração de estudantes de Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca. Todos trabalham com o propósito de fazer com que estas crianças possam crescer com um olhar aprimorado do mundo, buscando compreender cada fenômeno natural à sua volta, procurando indagar-se sobre todos os fenômenos físicos que as cercam, com o intuito de despertar, assim, a criticidade. Atualmente sabemos que grande maioria dos jovens brasileiros, principalmente da zona rural, tem dificuldade de argumentação a cerca de problemas relacionados aos conceitos fundamentais dos fenômenos da natureza que é explicado pela física. Também é notável que não são estimulados nem tão pouco preparados para argumentar sobre tais assuntos devido, também, à falta de investimento nas escolas. Este projeto vem justamente propor o início do desenvolvimento científico destas crianças do ensino fundamental, capturando inicialmente a atenção para os experimentos físicos relacionados a ótica e logo após, em uma “roda de conversa”, propomos discursões sobre cada fenômeno envolvido nos experimentos, para que possamos no final da discussão guia-los no caminho da compreensão.