, Vivianediasdejesusgomes. Educação no campo: escolas multisseriadas e os embates atuais. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36662>. Acesso em: 05/11/2024 03:14
RESUMO O presente trabalho tem como principal objetivo trazer algumas discussões sobre as condições de implementações das políticas sobre as Classes Multisseriadas e as tomadas de decisões contraditórias de fechamento das escolas, que ocorrem através dos principais responsáveis em assegurar os direitos dos sujeitos do campo. O mesmo surgiu através do Componente Curricular Educação no Campo (EDU 131), e sobre o relato de experiência da professora Laís Alcântara, a qual vivenciou fechamento de uma destas escolas durante sua trajetória profissional. A mesma buscou ouvir os sujeitos da comunidade local, para saber suas percepções em relação ao fechamento da escola e o que esta representava para suas vidas. O fechamento das escolas multisseriadas tem ocorrido em alguns munícipios, sem ao menos ouvir os sujeitos que pertencem à comunidade. Estas tomadas de decisões do Poder Executivo, sem o consentimento destas pessoas, evidência um desrespeito e descumprimento legal. Além de causar impactos negativos em suas vidas, pois precisam se deslocar em transportes que muitas vezes não oferecem segurança. Neste sentido traremos discussões sobre as ideologias políticas que estão por trás destas decisões, pois o fechamento das escolas e a oferta do transporte escolar é apenas mais uma estratégia política para a contenção de castos públicos e tem feito parte estrutural de uma política neoliberalista. Palavras chave: Classes multisseriadas, políticas neoliberais, desafios políticos.