O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DESAFIOS DE UMA AVALIAÇÃO QUE FAÇA SENTIDO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37696 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3190 "inscrito_id" => 9477 "titulo" => "O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DESAFIOS DE UMA AVALIAÇÃO QUE FAÇA SENTIDO" "resumo" => "O ensino de radioatividade na educação básica acontece no ensino médio, geralmente na área da físico-química nas aulas de química, com alguma complementação nas aulas de física na parte de física moderna. Por ser uma temática que envolve partículas, nem sempre é possível encontrar recursos didáticos que possam auxiliar na promoção do ensino de radioatividade que se torne significativo. Nesta perspectiva os estudantes apresentam grande tendência em decorar fórmulas e apresentar nas avaliações números que simplesmente representam uma visão circunstancial do assunto que eles acabaram de estudar. Neste trabalho serão apresentadas algumas discussões sobre a avaliação como um instrumento que vise auxiliar os estudantes na construção do conhecimento na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Nesta direção mapas conceituais foram utilizados como instrumento de avaliação e foram comparados com uma avaliação convencional de conteúdo. Os resultados mostraram que existe uma lacuna importante entre o que o estudante representa nos mapas conceituais e seu desempenho na avaliação convencional. Tal resultado mostra a importância de o professor refletir sobre o instrumento de avaliação escolhido e como este, de fato, pode se tornar mais uma etapa na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MAPA CONCEITUAL, ESTRATÉGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9477_07102017175947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO" "autor_nome_curto" => "KÁTIA AQUINO" "autor_email" => "aquino@ufpe.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37696 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3190 "inscrito_id" => 9477 "titulo" => "O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NA PERSPECTIVA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DESAFIOS DE UMA AVALIAÇÃO QUE FAÇA SENTIDO" "resumo" => "O ensino de radioatividade na educação básica acontece no ensino médio, geralmente na área da físico-química nas aulas de química, com alguma complementação nas aulas de física na parte de física moderna. Por ser uma temática que envolve partículas, nem sempre é possível encontrar recursos didáticos que possam auxiliar na promoção do ensino de radioatividade que se torne significativo. Nesta perspectiva os estudantes apresentam grande tendência em decorar fórmulas e apresentar nas avaliações números que simplesmente representam uma visão circunstancial do assunto que eles acabaram de estudar. Neste trabalho serão apresentadas algumas discussões sobre a avaliação como um instrumento que vise auxiliar os estudantes na construção do conhecimento na perspectiva de uma aprendizagem significativa. Nesta direção mapas conceituais foram utilizados como instrumento de avaliação e foram comparados com uma avaliação convencional de conteúdo. Os resultados mostraram que existe uma lacuna importante entre o que o estudante representa nos mapas conceituais e seu desempenho na avaliação convencional. Tal resultado mostra a importância de o professor refletir sobre o instrumento de avaliação escolhido e como este, de fato, pode se tornar mais uma etapa na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, MAPA CONCEITUAL, ESTRATÉGIA DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9477_07102017175947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA APARECIDA DA SILVA AQUINO" "autor_nome_curto" => "KÁTIA AQUINO" "autor_email" => "aquino@ufpe.br" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }