As etapas e processos de pesquisa que colaboraram para a elaboração da presente produção científica se direcionaram em responder a seguinte problemática: Como os docentes de escolas públicas municipais em Conceição do Jacuípe/Bahia concebem e aplicam o brincar em sua prática na Educação Infantil? Seu objetivo geral foi o de analisar as concepções e a implicância das práticas docentes que envolvem o brincar na Educação Infantil das escolas públicas municipais de Conceição do Jacuípe/Bahia. A fundamentação teórica traz uma discussão sobre fundamentos e ideias relacionadas ao brincar e as práticas docentes sobre o brincar. A metodologia teve uma abordagem qualitativa com o tipo de estudo descritivo e desenho fenomenológico atrelado ao estudo de caso. O trabalho de campo incluiu a aplicação de questionários e momentos de observação da prática das docentes com vistas ao levantamento de dados. Através desta pesquisa foi possível identificar as concepções das professoras que se constituíram como sujeitos da investigação e relacioná-las com suas práticas, bem como compreender as contribuições da formação inicial para realizá-las. Como resultados mais relevantes, ressalta-se a verificação de que há em sua maioria, um grande hiato entre o que os docentes pensam a respeito das atividades lúdicas e a forma como as utilizam em sua prática e a conclusão de que parte deste problema se fundamenta nas vivências que tiveram na infância, enquanto alunas da Educação Infantil e numa formação inicial fragilizada, que não lhes proporcionou conhecer e explorar todas as potencialidades das atividades lúdicas para o desenvolvimento integral das crianças.