Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORDEL QUÍMICO: UMA ABORDAGEM LITERÁRIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ENSINO-APREDIZAGEM, ENSINO DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Percebe-se que o processo de ensino e aprendizagem na educação básica das escolas públicas está sujeita a diversas dificuldades. Os alunos, muitas vezes, sozinhos, não conseguem aprender porque não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados. O cordel é uma modalidade de literatura que, por sua simplicidade na forma de abordagem dos muitos temas, se torna um eficiente elemento motivador da leitura na sala de aula. No ensino de Química, o professor pode se amparar-se de várias formas para uma melhor transmissão do conhecimento, tais como a música, o teatro, a dança (expressão corporal) e a própria poesia. Diante dessa dificuldade de compreensão de conteúdos de ciências especificamente, de química, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de química da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), traz como proposta de atividade a construção de Cordéis químicos, que tem como objetivo levar aos alunos conhecimentos e curiosidades sobre diversos conteúdos químicos, possibilitando uma relação mais atrativa com experiência cultural e toda sua riqueza expressiva, quanto à articulação de várias linguagens – verbal oral, verbal escrita, musical e visual, e quanto aos diversificados temas abordados, criando uma participação ativa por parte dos alunos. O PIBID de química da UERN, no CEIPEV – Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, reuniu um grupo de 08 alunos, para se trabalhar no projeto de criação de cordéis químicos. Os alunos escolhidos foram os mesmos que já tinham trabalhado no projeto da criação da tabela periódica no dia a dia e no projeto das paródias químicas, em outras ocasiões, também em projetos conduzidos pelo PIBID no âmbito da escola supracitada. Nota-se uma interação, entre os alunos e os cordéis, pois os mesmos interagiam com as informações contidas em cada verso, e a confiança de lidar com o assunto de maneira atrativa, dinâmica, prática, fácil, lembrando que um dos focos do projeto era mostrar que se pode fazer uso de literatura para estudar a química.

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