Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUESTÕES DE GÊNERO E EMPATIA: PESQUISA-INTERVENÇÃO

Palavra-chaves: EMPATIA, GÊNERO, CRIANÇAS Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38442
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1621
    "inscrito_id" => 1706
    "titulo" => "QUESTÕES DE GÊNERO E EMPATIA: PESQUISA-INTERVENÇÃO"
    "resumo" => "Diante da necessidade de desconstrução de discursos cristalizados sobre papéis de gênero, é que essa proposta de trabalho foi elaborada. D. Batson (1991) conceitua a empatia como sendo a mobilização para o outro, para o conhecimento novo, uma projeção para fora de si mesmo em direção ao universo. A proposta está no formato de uma pesquisa-intervenção, realizada com 37 crianças, divididas em dois grupos de cerca de 18 estudantes cada, do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, na faixa de oito a dez anos de idade. Os dados obtidos foram registrados no Diário de Campo e analisados por meio da Análise de Conteúdo de L. Bardin. Para promover a empatia foram utilizadas técnicas que objetivaram a descentração cognitiva, elaboradas com o auxílio de diferentes recursos, tais como: Mural interativo com figuras de menino e menina, episódio “Brinquedo de Menino”, do Desenho animado Diário de Mica, Desenho livre, Teatro dirigido. Nos discursos iniciais, constatou-se o predomínio, tanto entre as meninas, como entre os meninos, de uma visão diferenciada em função do gênero. No mural interativo, as referências dadas à imagem da menina foram: alegre, casinha (figura), cozinha (figura), boneca (figura), doce, frágil, chora muito, veloz, xinga mais, rosa, inteligente, sentimental; enquanto as dadas ao menino foram: ama futebol, bola (figura), tem coragem, pipa (figura), carro (figura), doce, forte, veloz, azul, sensível e boné (figura). Com o desenvolvimento das intervenções, foram observadas mudanças nas percepções e comportamentos em relação aos papéis de gênero, no sentido de diluição da discriminação e do preconceito. Espera-se que este trabalho inspire outros estudos e intervenções no sentido de construir uma sociedade mais empática e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EMPATIA, GÊNERO, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID1706_11092017002918.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELE AZEVEDO ABREU"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELE"
    "autor_email" => "graziele.azevedoabreu@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38442
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1621
    "inscrito_id" => 1706
    "titulo" => "QUESTÕES DE GÊNERO E EMPATIA: PESQUISA-INTERVENÇÃO"
    "resumo" => "Diante da necessidade de desconstrução de discursos cristalizados sobre papéis de gênero, é que essa proposta de trabalho foi elaborada. D. Batson (1991) conceitua a empatia como sendo a mobilização para o outro, para o conhecimento novo, uma projeção para fora de si mesmo em direção ao universo. A proposta está no formato de uma pesquisa-intervenção, realizada com 37 crianças, divididas em dois grupos de cerca de 18 estudantes cada, do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, na faixa de oito a dez anos de idade. Os dados obtidos foram registrados no Diário de Campo e analisados por meio da Análise de Conteúdo de L. Bardin. Para promover a empatia foram utilizadas técnicas que objetivaram a descentração cognitiva, elaboradas com o auxílio de diferentes recursos, tais como: Mural interativo com figuras de menino e menina, episódio “Brinquedo de Menino”, do Desenho animado Diário de Mica, Desenho livre, Teatro dirigido. Nos discursos iniciais, constatou-se o predomínio, tanto entre as meninas, como entre os meninos, de uma visão diferenciada em função do gênero. No mural interativo, as referências dadas à imagem da menina foram: alegre, casinha (figura), cozinha (figura), boneca (figura), doce, frágil, chora muito, veloz, xinga mais, rosa, inteligente, sentimental; enquanto as dadas ao menino foram: ama futebol, bola (figura), tem coragem, pipa (figura), carro (figura), doce, forte, veloz, azul, sensível e boné (figura). Com o desenvolvimento das intervenções, foram observadas mudanças nas percepções e comportamentos em relação aos papéis de gênero, no sentido de diluição da discriminação e do preconceito. Espera-se que este trabalho inspire outros estudos e intervenções no sentido de construir uma sociedade mais empática e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "EMPATIA, GÊNERO, CRIANÇAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID1706_11092017002918.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELE AZEVEDO ABREU"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELE"
    "autor_email" => "graziele.azevedoabreu@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Diante da necessidade de desconstrução de discursos cristalizados sobre papéis de gênero, é que essa proposta de trabalho foi elaborada. D. Batson (1991) conceitua a empatia como sendo a mobilização para o outro, para o conhecimento novo, uma projeção para fora de si mesmo em direção ao universo. A proposta está no formato de uma pesquisa-intervenção, realizada com 37 crianças, divididas em dois grupos de cerca de 18 estudantes cada, do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola pública municipal da cidade de Campina Grande-PB, na faixa de oito a dez anos de idade. Os dados obtidos foram registrados no Diário de Campo e analisados por meio da Análise de Conteúdo de L. Bardin. Para promover a empatia foram utilizadas técnicas que objetivaram a descentração cognitiva, elaboradas com o auxílio de diferentes recursos, tais como: Mural interativo com figuras de menino e menina, episódio “Brinquedo de Menino”, do Desenho animado Diário de Mica, Desenho livre, Teatro dirigido. Nos discursos iniciais, constatou-se o predomínio, tanto entre as meninas, como entre os meninos, de uma visão diferenciada em função do gênero. No mural interativo, as referências dadas à imagem da menina foram: alegre, casinha (figura), cozinha (figura), boneca (figura), doce, frágil, chora muito, veloz, xinga mais, rosa, inteligente, sentimental; enquanto as dadas ao menino foram: ama futebol, bola (figura), tem coragem, pipa (figura), carro (figura), doce, forte, veloz, azul, sensível e boné (figura). Com o desenvolvimento das intervenções, foram observadas mudanças nas percepções e comportamentos em relação aos papéis de gênero, no sentido de diluição da discriminação e do preconceito. Espera-se que este trabalho inspire outros estudos e intervenções no sentido de construir uma sociedade mais empática e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.