Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36283
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3561
    "inscrito_id" => 8477
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA  DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O trabalho focaliza a contribuição da didática na formação de licenciandos e na prática de professores recém-formados e atuantes em sala de aula. Os sujeitos envolvidos foram estudantes de diversas licenciaturas matriculados na disciplina de didática de uma universidade pública e professores que atuam em sala de aula. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário sobre as concepções de didática para os estudantes e do papel da didática na prática pedagógica para os professores. O estudo teve por objetivo geral: compreender a contribuição da didática na formação dos licenciandos e na prática dos docentes recém- formados. E como específicos: perceber o que os estudantes trazem no imaginário em relação à disciplina de didática; verificar que conceitos trazem em relação a essa área de conhecimento; identificar suas expectativas em relação ao aprendizado que será adquirido no decorrer do semestre e identificar que conhecimentos adquiridos na disciplina de didática contribuem para prática dos docentes nas escolas de Educação Básica. Os referenciais teóricos da pesquisa foram elaborados com base nas ideias de Cunha(1995), Veiga (2007, 2008), Farias (2009)    Martins (2007, 2010),  Imbernón (2001) e outros que discutem a didática, a formação de professores e os desafios que marcam essa relação entre a teoria e a prática. A metodologia qualitativa consistiu em análise dos dados coletados por meio do questionário e a realização de grupos de discussão em sala de aula na disciplina de didática.  Os resultados são discutidos com base em eixos de análise: Que concepções os alunos de licenciatura trazem de didática? O que está no imaginário, construído no processo formativo, em relação a essa disciplina? O que esses alunos esperam conhecer durante o semestre? Em quê essa disciplina irá subsidiar a sua formação pedagógica para a docência?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8477_14102017145113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMÍLIA GONZAGA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EMÍLIA GONZAGA"
    "autor_email" => "emiliaevalentino@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36283
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3561
    "inscrito_id" => 8477
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA  DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O trabalho focaliza a contribuição da didática na formação de licenciandos e na prática de professores recém-formados e atuantes em sala de aula. Os sujeitos envolvidos foram estudantes de diversas licenciaturas matriculados na disciplina de didática de uma universidade pública e professores que atuam em sala de aula. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário sobre as concepções de didática para os estudantes e do papel da didática na prática pedagógica para os professores. O estudo teve por objetivo geral: compreender a contribuição da didática na formação dos licenciandos e na prática dos docentes recém- formados. E como específicos: perceber o que os estudantes trazem no imaginário em relação à disciplina de didática; verificar que conceitos trazem em relação a essa área de conhecimento; identificar suas expectativas em relação ao aprendizado que será adquirido no decorrer do semestre e identificar que conhecimentos adquiridos na disciplina de didática contribuem para prática dos docentes nas escolas de Educação Básica. Os referenciais teóricos da pesquisa foram elaborados com base nas ideias de Cunha(1995), Veiga (2007, 2008), Farias (2009)    Martins (2007, 2010),  Imbernón (2001) e outros que discutem a didática, a formação de professores e os desafios que marcam essa relação entre a teoria e a prática. A metodologia qualitativa consistiu em análise dos dados coletados por meio do questionário e a realização de grupos de discussão em sala de aula na disciplina de didática.  Os resultados são discutidos com base em eixos de análise: Que concepções os alunos de licenciatura trazem de didática? O que está no imaginário, construído no processo formativo, em relação a essa disciplina? O que esses alunos esperam conhecer durante o semestre? Em quê essa disciplina irá subsidiar a sua formação pedagógica para a docência?"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8477_14102017145113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EMÍLIA GONZAGA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EMÍLIA GONZAGA"
    "autor_email" => "emiliaevalentino@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O trabalho focaliza a contribuição da didática na formação de licenciandos e na prática de professores recém-formados e atuantes em sala de aula. Os sujeitos envolvidos foram estudantes de diversas licenciaturas matriculados na disciplina de didática de uma universidade pública e professores que atuam em sala de aula. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário sobre as concepções de didática para os estudantes e do papel da didática na prática pedagógica para os professores. O estudo teve por objetivo geral: compreender a contribuição da didática na formação dos licenciandos e na prática dos docentes recém- formados. E como específicos: perceber o que os estudantes trazem no imaginário em relação à disciplina de didática; verificar que conceitos trazem em relação a essa área de conhecimento; identificar suas expectativas em relação ao aprendizado que será adquirido no decorrer do semestre e identificar que conhecimentos adquiridos na disciplina de didática contribuem para prática dos docentes nas escolas de Educação Básica. Os referenciais teóricos da pesquisa foram elaborados com base nas ideias de Cunha(1995), Veiga (2007, 2008), Farias (2009) Martins (2007, 2010), Imbernón (2001) e outros que discutem a didática, a formação de professores e os desafios que marcam essa relação entre a teoria e a prática. A metodologia qualitativa consistiu em análise dos dados coletados por meio do questionário e a realização de grupos de discussão em sala de aula na disciplina de didática. Os resultados são discutidos com base em eixos de análise: Que concepções os alunos de licenciatura trazem de didática? O que está no imaginário, construído no processo formativo, em relação a essa disciplina? O que esses alunos esperam conhecer durante o semestre? Em quê essa disciplina irá subsidiar a sua formação pedagógica para a docência?

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.