Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O OLHAR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES, NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a dinâmica da inclusão escolar sob o ponto de vista dos professores da rede pública, buscando identificar e analisar a visão dos educadores a respeito da inclusão de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais em uma escola regular do município de Curral de Cima, estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem o estudo de caso como método de investigação que pesquisa a especificidade de um determinado grupo. Para coleta de dados foi utilizado o questionário aberto com dezenove perguntas. Foi feito também estudos bibliográficos contemplados autores que dão ênfase ao tema pesquisado. Realizar um investimento na voz do docente, em sua história pessoal de formação e trabalho como elementos de conhecimento capazes de contribuir para favorecer a construção de reflexões que possam aprimorar o processo inclusão e a aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais no ensino regular. Os dados aponta que todos os educadores que participaram dessa pesquisa têm formação inicial adequada para o exercício docente, mas não possuem habilitações e/ou conhecimentos a respeito da educação inclusiva. Mostra a acomodação e desinteresse dos professores em práticas e métodos que possa atender as peculiaridades dos indivíduos com necessidades educacionais especiais. Dessa forma, no município de Curral de Cima, há a necessidade de sensibilização, formação e ambição para o manejo de salas de aula inclusivas, condição fundamental para a construção de uma educação mais qualificada para todas as pessoas, garantindo assim a diversidade existente como propulsora da aprendizagem e a efetivação de inclusão educacional.

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