ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35742 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3268 "inscrito_id" => 5721 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA" "resumo" => """ A educação é um processo que deve ser trabalhado de diversas maneiras ao longo da vida estudantil. Dessa forma, é necessário a cada dia pensar novas ideias para cada conteúdo programático a ser abordado em sala de aula, para que haja interesse por parte de discentes e docentes. Assim, esse trabalho tem o objetivo de explanar sobre uma atividade realizada em uma escola pública na cidade de Campina Grande, com a finalidade de desenvolver a alfabetização cartográfica no ensino médio, tal processo deveria ter sido iniciado desde a educação de base, mas que, em virtude dos problemas educacionais que o país enfrenta isso foi colocado de lado. Sabe-se que muitos alunos tem dificuldade para a leitura de mapas e cartas, tal situação foi vista no decorrer das aulas de Geografia e através de aplicação de questionário investigativo. Levando-se em conta o que foi observado, foi necessário iniciar um trabalho acerca da alfabetização cartográfica, contando com mapas que se encontravam na própria escola e que são pouco utilizados, ficando sem utilização na biblioteca. \r\n O presente trabalho se apoia no desenvolvimento das atividades do subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência(PIBID), fomentando pela CAPES. Ademais, é um esforço de bolsista, supervisores, orientadores e estudantes. \r\n A escola pública sofre com a escassez de recursos didáticos e verbas estatais, dessa maneira torna-se necessário a atuação das universidades públicas e professores dedicados para tentar minimizar os danos causados e impulsionar o fomento para a perspectiva de aprovação em vestibulares e processos seletivos que os discentes venham a fazer. Além disso, o mencionado programa tem como objetivos fortalecer a formação inicial nas licenciaturas, procurando reduzir as distâncias entre a teoria e a prática, oportunizando ao licenciando vivenciar mais veementemente a realidade da escola. Com isso, vai aprimorando a construção de sua identidade de professor. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, MAPA, CARTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID5721_09102017214456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON MARINHO GOMES" "autor_nome_curto" => "RAMON M. GOMES" "autor_email" => "ramongomes032@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35742 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3268 "inscrito_id" => 5721 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA" "resumo" => """ A educação é um processo que deve ser trabalhado de diversas maneiras ao longo da vida estudantil. Dessa forma, é necessário a cada dia pensar novas ideias para cada conteúdo programático a ser abordado em sala de aula, para que haja interesse por parte de discentes e docentes. Assim, esse trabalho tem o objetivo de explanar sobre uma atividade realizada em uma escola pública na cidade de Campina Grande, com a finalidade de desenvolver a alfabetização cartográfica no ensino médio, tal processo deveria ter sido iniciado desde a educação de base, mas que, em virtude dos problemas educacionais que o país enfrenta isso foi colocado de lado. Sabe-se que muitos alunos tem dificuldade para a leitura de mapas e cartas, tal situação foi vista no decorrer das aulas de Geografia e através de aplicação de questionário investigativo. Levando-se em conta o que foi observado, foi necessário iniciar um trabalho acerca da alfabetização cartográfica, contando com mapas que se encontravam na própria escola e que são pouco utilizados, ficando sem utilização na biblioteca. \r\n O presente trabalho se apoia no desenvolvimento das atividades do subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência(PIBID), fomentando pela CAPES. Ademais, é um esforço de bolsista, supervisores, orientadores e estudantes. \r\n A escola pública sofre com a escassez de recursos didáticos e verbas estatais, dessa maneira torna-se necessário a atuação das universidades públicas e professores dedicados para tentar minimizar os danos causados e impulsionar o fomento para a perspectiva de aprovação em vestibulares e processos seletivos que os discentes venham a fazer. Além disso, o mencionado programa tem como objetivos fortalecer a formação inicial nas licenciaturas, procurando reduzir as distâncias entre a teoria e a prática, oportunizando ao licenciando vivenciar mais veementemente a realidade da escola. Com isso, vai aprimorando a construção de sua identidade de professor. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, MAPA, CARTOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID5721_09102017214456.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON MARINHO GOMES" "autor_nome_curto" => "RAMON M. GOMES" "autor_email" => "ramongomes032@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }