GOMES, Ramon Marinho. Alfabetização cartográfica: uma proposta metodológica. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35742>. Acesso em: 05/11/2024 03:56
A educação é um processo que deve ser trabalhado de diversas maneiras ao longo da vida estudantil. Dessa forma, é necessário a cada dia pensar novas ideias para cada conteúdo programático a ser abordado em sala de aula, para que haja interesse por parte de discentes e docentes. Assim, esse trabalho tem o objetivo de explanar sobre uma atividade realizada em uma escola pública na cidade de Campina Grande, com a finalidade de desenvolver a alfabetização cartográfica no ensino médio, tal processo deveria ter sido iniciado desde a educação de base, mas que, em virtude dos problemas educacionais que o país enfrenta isso foi colocado de lado. Sabe-se que muitos alunos tem dificuldade para a leitura de mapas e cartas, tal situação foi vista no decorrer das aulas de Geografia e através de aplicação de questionário investigativo. Levando-se em conta o que foi observado, foi necessário iniciar um trabalho acerca da alfabetização cartográfica, contando com mapas que se encontravam na própria escola e que são pouco utilizados, ficando sem utilização na biblioteca. O presente trabalho se apoia no desenvolvimento das atividades do subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência(PIBID), fomentando pela CAPES. Ademais, é um esforço de bolsista, supervisores, orientadores e estudantes. A escola pública sofre com a escassez de recursos didáticos e verbas estatais, dessa maneira torna-se necessário a atuação das universidades públicas e professores dedicados para tentar minimizar os danos causados e impulsionar o fomento para a perspectiva de aprovação em vestibulares e processos seletivos que os discentes venham a fazer. Além disso, o mencionado programa tem como objetivos fortalecer a formação inicial nas licenciaturas, procurando reduzir as distâncias entre a teoria e a prática, oportunizando ao licenciando vivenciar mais veementemente a realidade da escola. Com isso, vai aprimorando a construção de sua identidade de professor.