USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DO TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA: A VIVÊNCIA DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA EM SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38834 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3916 "inscrito_id" => 9155 "titulo" => "USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DO TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA: A VIVÊNCIA DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Um dos maiores desafios da educação na atualidade é promover reformas que, de fato, acompanhem o desenvolvimento científico, tecnológico, social, cultural, econômico e ambiental, tendo em vista contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, social e economicamente (SOUZA & DOURADO, 2015). A forma tradicional de se ensinar não atende mais às necessidades do atual cenário mundial. O ensino baseado em aulas tradicionais, na repetição, na memorização de fórmulas e conceitos, em testes meramente avaliativos, podem até fazer com que as notas dos alunos sejam boas, mas nada disso é suficiente se não desenvolverem as competências e habilidades exigidas na atual realidade mundial, que estão intimamente atreladas a capacidade de utilizar os meios de comunicação de forma produtiva e interconectada. Desta forma, nós mestres, precisamos adquirir e desenvolver estratégias mais flexíveis, eficazes que sejam abrangentes para o mundo globalizado, para que, desta forma, possamos superar os desafios do século 21 e as inúmeras transformações que nossas escolas vem passando durante essa transição das práticas pedagógicas, bem como a função social urgente de capacitar os indivíduos a serem capazes planejar e a resolver problemas. É nessa perspectiva que se justifica o desenvolvimento deste projeto, acreditando que as TICs unidas ao trabalho colaborativo são de utilidade imensa para a difusão do conhecimento e adesão pelos alunos na sala de aula, os transformando em agentes multiplicadores da informação, difundido o que é assimilado em sala para as suas redes sociais ou buscando nelas apoio para pesquisas em sala e em casa. O objetivo desse trabalho é estimular entre os alunos o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (redes sociais e afins) e do trabalho colaborativo para aperfeiçoamento e engajamento nas aulas de biologia e futuramente disseminar a ideia entre as demais disciplinas. Inicialmente o projeto será apresentado à comunidade escolar a fim de obter adesão, comprometimento e participação ativa de todos. A metodologia adotada será a Pesquisa – ação, Thiollent (2002) explica que, na pesquisa-ação os pesquisadores desempenham papel ativo na equação dos fatos, na avaliação das ações até a resolução dos problemas. O projeto está sendo desenvolvido na Escola Normal Padre Emídio Viana localizada, em Campina Grande-PB. A referida escola atende mais de 1200 alunos. Estão sendo utilizadas metodologias ativas de ensino como o trabalho em equipe, a aprendizagem baseada em problemas, o estudo centrado no aluno, além do uso de tecnologias digitais para sala de aula. O trabalho ainda está em andamento, mas é notório observar a melhoria no desempenho, bem como o engajamento dos alunos nas aulas. O ensino de forma tradicional não atrai mais nossos jovens, que estão conectados em tempo real com a notícia e desenvolvendo competências intrínsecas ao século XXI, desta forma, nós, professores, precisamos aprimorar nossa forma de ensinar, para que, assim, possamos adentrar à vida dos jovens e de suas aspirações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TICS, TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO, PBL, METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID9155_16102017113714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLY DUTRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "IZABELLY DUTRA" "autor_email" => "izabellydutr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38834 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3916 "inscrito_id" => 9155 "titulo" => "USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DO TRABALHO COLABORATIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA: A VIVÊNCIA DO PROGRAMA GIRA MUNDO FINLÂNDIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Um dos maiores desafios da educação na atualidade é promover reformas que, de fato, acompanhem o desenvolvimento científico, tecnológico, social, cultural, econômico e ambiental, tendo em vista contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, social e economicamente (SOUZA & DOURADO, 2015). A forma tradicional de se ensinar não atende mais às necessidades do atual cenário mundial. O ensino baseado em aulas tradicionais, na repetição, na memorização de fórmulas e conceitos, em testes meramente avaliativos, podem até fazer com que as notas dos alunos sejam boas, mas nada disso é suficiente se não desenvolverem as competências e habilidades exigidas na atual realidade mundial, que estão intimamente atreladas a capacidade de utilizar os meios de comunicação de forma produtiva e interconectada. Desta forma, nós mestres, precisamos adquirir e desenvolver estratégias mais flexíveis, eficazes que sejam abrangentes para o mundo globalizado, para que, desta forma, possamos superar os desafios do século 21 e as inúmeras transformações que nossas escolas vem passando durante essa transição das práticas pedagógicas, bem como a função social urgente de capacitar os indivíduos a serem capazes planejar e a resolver problemas. É nessa perspectiva que se justifica o desenvolvimento deste projeto, acreditando que as TICs unidas ao trabalho colaborativo são de utilidade imensa para a difusão do conhecimento e adesão pelos alunos na sala de aula, os transformando em agentes multiplicadores da informação, difundido o que é assimilado em sala para as suas redes sociais ou buscando nelas apoio para pesquisas em sala e em casa. O objetivo desse trabalho é estimular entre os alunos o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (redes sociais e afins) e do trabalho colaborativo para aperfeiçoamento e engajamento nas aulas de biologia e futuramente disseminar a ideia entre as demais disciplinas. Inicialmente o projeto será apresentado à comunidade escolar a fim de obter adesão, comprometimento e participação ativa de todos. A metodologia adotada será a Pesquisa – ação, Thiollent (2002) explica que, na pesquisa-ação os pesquisadores desempenham papel ativo na equação dos fatos, na avaliação das ações até a resolução dos problemas. O projeto está sendo desenvolvido na Escola Normal Padre Emídio Viana localizada, em Campina Grande-PB. A referida escola atende mais de 1200 alunos. Estão sendo utilizadas metodologias ativas de ensino como o trabalho em equipe, a aprendizagem baseada em problemas, o estudo centrado no aluno, além do uso de tecnologias digitais para sala de aula. O trabalho ainda está em andamento, mas é notório observar a melhoria no desempenho, bem como o engajamento dos alunos nas aulas. O ensino de forma tradicional não atrai mais nossos jovens, que estão conectados em tempo real com a notícia e desenvolvendo competências intrínsecas ao século XXI, desta forma, nós, professores, precisamos aprimorar nossa forma de ensinar, para que, assim, possamos adentrar à vida dos jovens e de suas aspirações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TICS, TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO, PBL, METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID9155_16102017113714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLY DUTRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "IZABELLY DUTRA" "autor_email" => "izabellydutr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }