Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE MULTIMÍDIA DE UM VÍDEO SOBRE A DIVISÃO CELULAR

Palavra-chaves: VÍDEOS, MEIOSE, TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a multimídia de um vídeo referente aos conceitos sobre divisão meiótica, utilizando a Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A Biologia Celular é uma área das Ciências Biológicas que envolvem conceitos complexos e abstratos, cuja abordagem da Meiose celular em sala de aula apresenta essas peculiaridades e necessita de recursos que possam viabilizar a prática do docente em sala de aula. A abordagem sobre Meiose Celular está entre os conteúdos de extrema abstração, envolvendo etapas que necessitam grande mobilização cognitiva dos estudantes para compreendê-las. Nesse viés, o uso de recursos multimídias, como vídeos podem potencializar a aprendizagem e colaborar para que o conteúdo seja entendível ao aluno. Os vídeos podem atuar com um elemento promissor na prática docente, fomentar o ensino e a aprendizagem de conteúdos da Biologia Celular, possibilitando melhor compreensão de conceitos e processos biológicos. Contudo, alguns vídeos podem apresentar equívocos conceituais e por isso, devem ser analisados a partir de aportes que oportunizem discussões sobre o uso de multimídias em sala de aula, como a Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). A TCAM foi desenvolvida por Richard Mayer, na qual lança elementos para análise de recursos multimídias, visando à identificação de possíveis desvios nesses materiais. Na pesquisa foram inferidos os princípios multimídias relacionados à aplicação de vídeos, sendo a coerência, a sinalização, a redundância, a contiguidade temporal, a modalidade, a voz e a imagem. Os resultados da análise no vídeo demonstraram que houve desvios multimídias, o que pode vir a comprometer a aprendizagem dos estudantes havendo a utilização desse material em sala de aula. Assim, os docentes precisam utilizar de critérios metodológicos para balizar sua prática e com isso, evitar uso de recurso como vídeos, que apresentem equívocos conceituais e acabem por dificultar a abordagem e a aprendizagem dos conteúdos biológicos.

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