Este trabalho se constitui parte da pesquisa intitulada “Planejamento e metodologias de ensino: análise do uso de materiais didático-pedagógicos em escolas da região do Alto Oeste Potiguar” desenvolvida pelo Departamento de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) do Campus Avançado Professora Maria Eliza de Albuquerque Maia (CAMEAM) e financiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), pela Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento do Processo Ensino-aprendizagem (GEPPE). É uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e de campo. O estudo no campo foi realizado a partir da coleta dos planejamentos de 6 (seis) escolas de ensino fundamental da rede pública da cidade de Pau dos Ferros/RN, possibilitou o esclarecimento em torno dos termos “planejamento e metodologias” das escolas da região do Alto Oeste Potiguar no que se refere à seleção, elaboração e adequação do uso dos materiais didático-pedagógicos, para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Para melhor direcionamento da análise, foi realizado um recorte da pesquisa com base nos planejamentos da disciplina de Geografia. Para fins da pesquisa foram utilizadas as considerações de Baffi (2010), Hoffmann (2000), Masseto (1997), Padilha (2003), Rodrigues (2000) e Vasconcellos (2000). Percebemos a grande dificuldade dos professores tanto na realização dos planejamentos quanto na execução dos planos. Entretanto, identificamos a consciência de que planejamento e plano são de vital importância para o ensino-aprendizagem, faltando assim o compromisso em fazer valer esta e outras questões.