Neste artigo pretendemos identificar quais práticas pedagógicas estão sendo desenvolvidas atualmente no Ensino de História, direcionadas a Educação Patrimonial. Com o intuito de analisar a contribuição dos espaços não formais para produção de conhecimento e para a construção da memória histórico-educativa dos sujeitos que vá além dos muros da escola. Como também, fomentar a valorização e conscientização dos Patrimônios Histórico-Culturais no processo de construção da Identidade Cultural dos alunos da rede pública de Parnaíba-PI. As análises apresentadas foram feitas durante o estudo de caso na disciplina de Didática da História, realizamos nossa pesquisa do tipo qualitativa, em que aplicamos questionários a fim de observarmos tanto a perspectiva quanto a prática pedagógica dos professores em relação a temática. As práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de história são permeadas pela perspectiva positivista do ensino, dessa forma, quanto mais cedo acontecer à parceria entre escolas e espaço não formais que trabalhem a Educação Patrimonial e que valorizem a história e o contexto histórico dos alunos, esta estará indubitavelmente contribuindo para uma formação histórico crítico dos educandos.