Pronunciar palavras leva a criança para um mundo novo, onde o domínio da linguagem permite-lhe denominar objetos, coisas e pessoas que irão alimentar o seu imaginário. Estimulada através de oralizações organizadas a criança é conduzida a adquirir novas palavras, e a leitura é parte fundamental nesse processo, por isso deve ser incentivada desde cedo. A Literatura de Cordel, por apresentar histórias de linguagem acessível, lúdica e que podem ser contadas e cantadas, é fácil de ser dramatizada e é muito aceita pelas crianças. Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar como a Literatura de Cordel aplicada à Educação Infantil contribui para o processo do desenvolvimento cognitivo das crianças de 04 e 05 anos de idade, a fim de demonstrar a importante contribuição dos cordéis na construção da linguagem e enquanto objeto de valorização da cultura popular. O presente estudo situa-se no campo das pesquisas qualitativas e foi realizado em um Centro de Educação Infantil localizado na zona rural (campo) da rede pública municipal de ensino de Buriti dos Lopes, Piauí. Os sujeitos, participantes desse estudo, são crianças da Educação Infantil e uma professora que leciona no infantil IV. Os dados apontaram para uma forte aceitação do Cordel por parte das crianças e a valorização desse recurso pela docente. Identificamos que o Cordel aproxima o contexto social das crianças ao ambiente de aprendizagem, tornando os saberes curriculares mais significativos.