Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO QUE ESTIMULA A LINGUAGEM E CRIATIVIDADE DA CRIANÇA PEQUENA

Palavra-chaves: Educação, Literatura Infantil, Cordel, Cultura Popular Comunicação Oral 33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 243
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 703
    "inscrito_id" => 2735
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO QUE ESTIMULA A LINGUAGEM E CRIATIVIDADE DA CRIANÇA PEQUENA"
    "resumo" => "Pronunciar palavras leva a criança para um mundo novo, onde o domínio da linguagem permite-lhe denominar objetos, coisas e pessoas que irão alimentar o seu imaginário. Estimulada através de oralizações organizadas a criança é conduzida a adquirir novas palavras, e a leitura é parte fundamental nesse processo, por isso deve ser incentivada desde cedo. A Literatura de Cordel, por apresentar histórias de linguagem acessível, lúdica e que podem ser contadas e cantadas, é fácil de ser dramatizada e é muito aceita pelas crianças. Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar como a Literatura de Cordel aplicada à Educação Infantil contribui para o processo do desenvolvimento cognitivo das crianças de 04 e 05 anos de idade, a fim de demonstrar a importante contribuição dos cordéis na construção da linguagem e enquanto objeto de valorização da cultura popular. O presente estudo situa-se no campo das pesquisas qualitativas e foi realizado em um Centro de Educação Infantil localizado na zona rural (campo) da rede pública municipal de ensino de Buriti dos Lopes, Piauí. Os sujeitos, participantes desse estudo, são crianças da Educação Infantil e uma professora que leciona no infantil IV. Os dados apontaram para uma forte aceitação do Cordel por parte das crianças e a valorização desse recurso pela docente. Identificamos que o Cordel aproxima o contexto social das crianças ao ambiente de aprendizagem, tornando os saberes curriculares mais significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Educação, Literatura infantil, Cordel, Cultura popular"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "da3c95c850e677d9da2c4c932bd5d96d_2735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLÂINE DA SILVA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "GISLÂINE CARDOSO"
    "autor_email" => "lannyxel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 243
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 703
    "inscrito_id" => 2735
    "titulo" => "LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO QUE ESTIMULA A LINGUAGEM E CRIATIVIDADE DA CRIANÇA PEQUENA"
    "resumo" => "Pronunciar palavras leva a criança para um mundo novo, onde o domínio da linguagem permite-lhe denominar objetos, coisas e pessoas que irão alimentar o seu imaginário. Estimulada através de oralizações organizadas a criança é conduzida a adquirir novas palavras, e a leitura é parte fundamental nesse processo, por isso deve ser incentivada desde cedo. A Literatura de Cordel, por apresentar histórias de linguagem acessível, lúdica e que podem ser contadas e cantadas, é fácil de ser dramatizada e é muito aceita pelas crianças. Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar como a Literatura de Cordel aplicada à Educação Infantil contribui para o processo do desenvolvimento cognitivo das crianças de 04 e 05 anos de idade, a fim de demonstrar a importante contribuição dos cordéis na construção da linguagem e enquanto objeto de valorização da cultura popular. O presente estudo situa-se no campo das pesquisas qualitativas e foi realizado em um Centro de Educação Infantil localizado na zona rural (campo) da rede pública municipal de ensino de Buriti dos Lopes, Piauí. Os sujeitos, participantes desse estudo, são crianças da Educação Infantil e uma professora que leciona no infantil IV. Os dados apontaram para uma forte aceitação do Cordel por parte das crianças e a valorização desse recurso pela docente. Identificamos que o Cordel aproxima o contexto social das crianças ao ambiente de aprendizagem, tornando os saberes curriculares mais significativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Educação, Literatura infantil, Cordel, Cultura popular"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "da3c95c850e677d9da2c4c932bd5d96d_2735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLÂINE DA SILVA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "GISLÂINE CARDOSO"
    "autor_email" => "lannyxel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Pronunciar palavras leva a criança para um mundo novo, onde o domínio da linguagem permite-lhe denominar objetos, coisas e pessoas que irão alimentar o seu imaginário. Estimulada através de oralizações organizadas a criança é conduzida a adquirir novas palavras, e a leitura é parte fundamental nesse processo, por isso deve ser incentivada desde cedo. A Literatura de Cordel, por apresentar histórias de linguagem acessível, lúdica e que podem ser contadas e cantadas, é fácil de ser dramatizada e é muito aceita pelas crianças. Neste sentido, o objetivo central deste estudo é analisar como a Literatura de Cordel aplicada à Educação Infantil contribui para o processo do desenvolvimento cognitivo das crianças de 04 e 05 anos de idade, a fim de demonstrar a importante contribuição dos cordéis na construção da linguagem e enquanto objeto de valorização da cultura popular. O presente estudo situa-se no campo das pesquisas qualitativas e foi realizado em um Centro de Educação Infantil localizado na zona rural (campo) da rede pública municipal de ensino de Buriti dos Lopes, Piauí. Os sujeitos, participantes desse estudo, são crianças da Educação Infantil e uma professora que leciona no infantil IV. Os dados apontaram para uma forte aceitação do Cordel por parte das crianças e a valorização desse recurso pela docente. Identificamos que o Cordel aproxima o contexto social das crianças ao ambiente de aprendizagem, tornando os saberes curriculares mais significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.