RESUMOEste trabalho tem como objetivo fazer uma leitura da práxis educativa do ensino de Língua Portuguesa dentro de uma perspectiva reflexiva, pois, a escola como agente transformadora da sociedade tem o papel de promover o ensino aprendizagem, para que os educandos desenvolvam suas capacidades e tornem-se aptos a atuarem socialmente. Dessa forma, o professor como mediador, precisa inovar seus métodos a fim de contribuir com o crescimento do ensino de língua, de forma que possa beneficiar outras áreas do conhecimento tanto dentro como fora do componente curricular em questão. O educador precisa disponibilizar tempo para trabalhar de forma igual os conteúdos referentes ao ensino de gramática, literatura e produção textual, pois, os três se completam e são indispensáveis no processo de aprendizagem. O trabalho foi fruto de uma pesquisa baseada na observação do Estágio Supervisionado em uma escola municipal, envolvendo uma turma de nono ano do Ensino Fundamental. Faremos uma abordagem teórica metodológica usando pressupostos de vários autores acerca do assunto, e fazendo um paralelo entre a forma como o docente ministra esse ensino e o que os teóricos abordam sobre o assunto. Adotou-se uma abordagem qualitativa para análise dos dados. A conclusão introdutória nos revela pistas que indicam que o professor possui o conhecimento necessário a respeito do ensino de língua materna, mas, esse conhecimento nem sempre é colocado em prática.