O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA ANÁLISE DO FILME “O ENIGMA DAS CARTAS”
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37612 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4928 "inscrito_id" => 9576 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA ANÁLISE DO FILME “O ENIGMA DAS CARTAS”" "resumo" => "Resumo: O filme “O enigma das cartas” retrata o drama de uma família, composta por uma mãe e dois filhos, cuja filha mais nova, Sally, sofre um trauma com a perda do pai e é, posteriormente, diagnosticada com autismo. Durante o longa, a menina desenvolve diversas capacidades cognitivas não observadas anteriormente na personagem, o que nos possibilitou um estudo sobre como as inteligências se destacam nas pessoas. Desse modo, neste trabalho temos como objetivo analisar como a criança desenvolve suas capacidades cognitivas e quais ganham mais destaque no enredo do filme. Para isso, nos valemos da teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1995), que propõe, inicialmente, sete tipos de desenvolvimentos cognitivos para o ser humano, expandindo-os, posteriormente, para nove. Sendo assim, buscamos identificar quais das nove inteligências (linguística, lógico-matemática, musical, espacial, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial) foram desenvolvidas mais explicitamente pela personagem de modo que possamos compreender quais fatores influenciaram o desenvolvimento de cada inteligência e como podemos trazer isso para o âmbito educacional. Visto que cinema e educação podem estar intrinsecamente ligados, nos valemos das contribuições de Gardner (1995) – como citado anteriormente – Gáspari (2002), Napolitano (2014) e Klammer (2006), dentre outros teóricos, como aportes teóricos de nossa pesquisa. Como resultados, percebemos que, das Inteligências supracitadas, a corporal-cinestésica teve um destaque maior, porém, há a aparição de outras capacidades, o que nos leva a refletir sobre como é possível desenvolver estas capacidades de maneira adequada, sem forçar uma importância maior a uma ou outra, de modo que as crianças possam se desenvolver de maneira mais ativa e com menos dificuldades de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "INTELIGÊNCIAS MÚTIPLAS, COGNIÇÃO, CINEMA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID9576_17102017141146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIRA DE FARIAS VILAR" "autor_nome_curto" => "RAIRA VILAR" "autor_email" => "rairavilar.rv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37612 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4928 "inscrito_id" => 9576 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: UMA ANÁLISE DO FILME “O ENIGMA DAS CARTAS”" "resumo" => "Resumo: O filme “O enigma das cartas” retrata o drama de uma família, composta por uma mãe e dois filhos, cuja filha mais nova, Sally, sofre um trauma com a perda do pai e é, posteriormente, diagnosticada com autismo. Durante o longa, a menina desenvolve diversas capacidades cognitivas não observadas anteriormente na personagem, o que nos possibilitou um estudo sobre como as inteligências se destacam nas pessoas. Desse modo, neste trabalho temos como objetivo analisar como a criança desenvolve suas capacidades cognitivas e quais ganham mais destaque no enredo do filme. Para isso, nos valemos da teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1995), que propõe, inicialmente, sete tipos de desenvolvimentos cognitivos para o ser humano, expandindo-os, posteriormente, para nove. Sendo assim, buscamos identificar quais das nove inteligências (linguística, lógico-matemática, musical, espacial, corporal-cinestésica, intrapessoal, interpessoal, naturalista e existencial) foram desenvolvidas mais explicitamente pela personagem de modo que possamos compreender quais fatores influenciaram o desenvolvimento de cada inteligência e como podemos trazer isso para o âmbito educacional. Visto que cinema e educação podem estar intrinsecamente ligados, nos valemos das contribuições de Gardner (1995) – como citado anteriormente – Gáspari (2002), Napolitano (2014) e Klammer (2006), dentre outros teóricos, como aportes teóricos de nossa pesquisa. Como resultados, percebemos que, das Inteligências supracitadas, a corporal-cinestésica teve um destaque maior, porém, há a aparição de outras capacidades, o que nos leva a refletir sobre como é possível desenvolver estas capacidades de maneira adequada, sem forçar uma importância maior a uma ou outra, de modo que as crianças possam se desenvolver de maneira mais ativa e com menos dificuldades de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "INTELIGÊNCIAS MÚTIPLAS, COGNIÇÃO, CINEMA, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID9576_17102017141146.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIRA DE FARIAS VILAR" "autor_nome_curto" => "RAIRA VILAR" "autor_email" => "rairavilar.rv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }