Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO ESCRITO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO EDUCADOR

Palavra-chaves: REGISTRO DAS PRÁTICAS. ., REFLEXÃO DOCENTE, PLANEJAMENTO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O registro representa muito mais que um roteiro de aula ou uma enumeração de atividades desenvolvidas com a turma. Escrever sobre a prática faz pensar e refletir sobre cada decisão que foi ou será tomada, permitindo aprimorar o trabalho diário e adequá-lo com frequência às necessidades dos alunos. Desta forma, o presente trabalho tem como tema “A Importância do Registro Escrito para a Prática Pedagógica do Educador”. Para atender a essa proposta partimos das questões: de que maneira o registro das práticas e o planejamento vêm sendo construídos no cotidiano do trabalho pedagógico? E como essas escritas contribuem para a melhoria da prática pedagógica? Como procedimento metodológico, optamos por fazer um estudo bibliográfico a partir dos fundamentos teóricos de autores como ZABALZA (2014), FREIRE (1996), WEFFORT (1996). Como resultados destaca-se a importância do registro das práticas como elemento capaz de contribuir para reflexão da própria prática de ensino, devendo-se pensar no registro como uma ferramenta metodológica, um instrumento de formação contínua, que permite uma análise crítica e um redimensionamento do trabalho pedagógico. Esta prática da escrita é importante como registro vivo dos processos interativos desencadeados no espaço escolar.

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