Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS: PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS OU EDUCAÇÃO PARA O CONSENSO?

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar o percurso teórico metodológico que estamos traçando em nossa pesquisa de mestrado, em qual pretendemos analisar as implicações de uma política pública gestada por motivações populares após a institucionalização dela. O artigo aqui apresentado foi intitulado: “Educação do Campo e Políticas Públicas: protagonismo dos Movimentos Sociais ou Educação para o Consenso?”. Na pesquisa por meio de uma abordagem dialética buscamos compreender a partir da análise dos documentos que regulam o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA e da escuta dos sujeitos envolvidos na gestão do Programa qual o papel exercido por cada um dos seguimentos na efetivação da política pública. Analisamos os manuais e decretos que regulamentam o Programa e ouvimos as três partes que compõem a coordenação de um dos cursos financiados pelo programa (Universidade, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária- INCRA e representantes de movimentos Sociais do Campo). Observamos na pesquisa que os documentos apontam para uma menor participação dos movimentos sociais na gestão dos cursos financiados pelo programa, entretanto esses sujeitos não consideram que a participação deles esteja limitada na efetivação da política, uma vez que em suas falas afirmaram que implicitamente tem conseguido apresentar e inserir nos projetos dos cursos as suas concepções de educação. As conclusões prévias a que chegamos estão intimamente relacionadas ao método por nós escolhido, uma vez que sem a análise histórica do processo de construção da política pública e do diálogo entre os sujeitos envolvidos na condução da política os resultados seriam diferentes, uma vez que somente com a escuta destes sujeitos foi possível observar a real situação, oculta por detrás da legislação que regulamenta as ações do programa.

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