Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação de jovens e adultos (EJA), obtendo como referencial uma reflexão sobre a questão do abandono escolar. Diante de um estudo realizado na disciplina da Educação de Jovens e Adultos, surgiu a necessidade em aborda essa temática, que também é uma realidade da EJA. Muito são os problemas enfrentados pela educação brasileira, mais o abandono escolar e a evasão escolar, são os mais corriqueiros, e pelo fato destes dois problemas também fazerem parte da educação de jovens e adultos, merecendo então uma atenção em particular. No referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as políticaspúblicas de educação, abordando as causas e consequências desse abandono escolar e trazendo a EJA como foco. Aonde uns dos fatores que ocasionam esse abandono escolar ou evasão escolar é a dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, ausência de políticaspública, falta de professores especializados na área, falta de recursos didáticos, inadequação do currículo as necessidades da educação de Jovens e Adultos. Sendo fatores que possui um peso muito grande para os frequentadores do EJA, já que esse alunado possua direitos a uma educação efetiva e de qualidade e que as políticaspúblicas sejam adequadas passando não apenas a garanti o acesso desses alunos a uma educação de qualidade e igualitária, mais também que os mesmos possam permanecer na escola e sentirem-se motivados a permanecer no âmbito da escolar, para que assim esses alunos possam concluírem seus estudos para que a partir da conclusão desta etapa acadêmica de suas vidas, os mesmo possam ir em buscar de uma vida melhor para si e seus familiares.