Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA BREVE REFLEXÃO EM TORNO DO ABANDONO ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), EVASÃO ESCOLAR, ABANDONO ESCOLAR Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36568
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3581
    "inscrito_id" => 2609
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA BREVE REFLEXÃO EM TORNO DO ABANDONO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação de jovens e adultos (EJA), obtendo como referencial uma reflexão sobre a questão do abandono escolar. Diante de um estudo realizado na disciplina da Educação de Jovens e Adultos, surgiu a necessidade em aborda essa temática, que também é uma realidade da EJA. Muito são os problemas enfrentados pela educação brasileira, mais o abandono escolar e a evasão escolar, são os mais corriqueiros, e pelo fato destes dois problemas também fazerem parte da educação de jovens e adultos, merecendo então uma atenção em particular. No referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as políticaspúblicas de educação, abordando as causas e consequências desse abandono escolar e trazendo a EJA como foco. Aonde uns dos fatores que ocasionam esse abandono escolar ou evasão escolar é a dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, ausência de políticaspública, falta de professores especializados na área, falta de recursos didáticos, inadequação do currículo as necessidades da educação de Jovens e Adultos. Sendo fatores que possui um peso muito grande para os frequentadores do EJA, já que esse alunado possua direitos a uma educação efetiva e de qualidade e que as políticaspúblicas sejam adequadas passando não apenas a garanti o acesso desses alunos a uma  educação de qualidade e igualitária, mais também que os mesmos possam permanecer na escola e sentirem-se motivados a permanecer no âmbito da escolar, para que assim esses alunos possam concluírem seus estudos para que a partir da conclusão desta etapa acadêmica de suas vidas, os mesmo possam ir em buscar de uma vida melhor para si e seus familiares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), EVASÃO ESCOLAR, ABANDONO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID2609_14102017165628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUÍRIA SILVA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA MENDE"
    "autor_email" => "val.marx24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36568
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3581
    "inscrito_id" => 2609
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA BREVE REFLEXÃO EM TORNO DO ABANDONO ESCOLAR"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação de jovens e adultos (EJA), obtendo como referencial uma reflexão sobre a questão do abandono escolar. Diante de um estudo realizado na disciplina da Educação de Jovens e Adultos, surgiu a necessidade em aborda essa temática, que também é uma realidade da EJA. Muito são os problemas enfrentados pela educação brasileira, mais o abandono escolar e a evasão escolar, são os mais corriqueiros, e pelo fato destes dois problemas também fazerem parte da educação de jovens e adultos, merecendo então uma atenção em particular. No referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as políticaspúblicas de educação, abordando as causas e consequências desse abandono escolar e trazendo a EJA como foco. Aonde uns dos fatores que ocasionam esse abandono escolar ou evasão escolar é a dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, ausência de políticaspública, falta de professores especializados na área, falta de recursos didáticos, inadequação do currículo as necessidades da educação de Jovens e Adultos. Sendo fatores que possui um peso muito grande para os frequentadores do EJA, já que esse alunado possua direitos a uma educação efetiva e de qualidade e que as políticaspúblicas sejam adequadas passando não apenas a garanti o acesso desses alunos a uma  educação de qualidade e igualitária, mais também que os mesmos possam permanecer na escola e sentirem-se motivados a permanecer no âmbito da escolar, para que assim esses alunos possam concluírem seus estudos para que a partir da conclusão desta etapa acadêmica de suas vidas, os mesmo possam ir em buscar de uma vida melhor para si e seus familiares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), EVASÃO ESCOLAR, ABANDONO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA12_ID2609_14102017165628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUÍRIA SILVA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA MENDE"
    "autor_email" => "val.marx24@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a educação de jovens e adultos (EJA), obtendo como referencial uma reflexão sobre a questão do abandono escolar. Diante de um estudo realizado na disciplina da Educação de Jovens e Adultos, surgiu a necessidade em aborda essa temática, que também é uma realidade da EJA. Muito são os problemas enfrentados pela educação brasileira, mais o abandono escolar e a evasão escolar, são os mais corriqueiros, e pelo fato destes dois problemas também fazerem parte da educação de jovens e adultos, merecendo então uma atenção em particular. No referencial teórico foram trazidos autores que dialogam com as políticaspúblicas de educação, abordando as causas e consequências desse abandono escolar e trazendo a EJA como foco. Aonde uns dos fatores que ocasionam esse abandono escolar ou evasão escolar é a dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, ausência de políticaspública, falta de professores especializados na área, falta de recursos didáticos, inadequação do currículo as necessidades da educação de Jovens e Adultos. Sendo fatores que possui um peso muito grande para os frequentadores do EJA, já que esse alunado possua direitos a uma educação efetiva e de qualidade e que as políticaspúblicas sejam adequadas passando não apenas a garanti o acesso desses alunos a uma educação de qualidade e igualitária, mais também que os mesmos possam permanecer na escola e sentirem-se motivados a permanecer no âmbito da escolar, para que assim esses alunos possam concluírem seus estudos para que a partir da conclusão desta etapa acadêmica de suas vidas, os mesmo possam ir em buscar de uma vida melhor para si e seus familiares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.