Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE QUANTITATIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PARASITOSES DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE PASSIRA-PE.

Palavra-chaves: PARASITOSES, REPRESENTAÇÃO SOCIAL, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A teoria das Representações Sociais tem por enfoque central tentar contribuir nas práticas de ensino e propiciar acesso ao seu conhecimento. O presente artigo tem como proposta avaliar segundo a teoria psicossocial moscoviciana das representações sociais, o conceito das “parasitoses” dos estudantes da rede pública em Passira- PE. A pesquisa foi desenvolvida no decorrer da disciplina de Bioestatística que faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco no centro acadêmico de Vitória. Para a coleta de dados inicialmente foram selecionadas 2 (duas) escolas da rede estadual de ensino e 1 (uma) escola da rede municipal, todas situadas na cidade de Passira (agreste de Pernambuco), com um quantitativo de 140 estudantes no total, foi aplicado um questionário semiestruturado no qual cada estudante deveria elencar cinco (5) palavras que estejam relacionadas, ou seja, que representasse a ele o conceito “parasitoses”, essas palavras deveriam ser colocadas em ordem de importância, sendo a primeira a mais relevante na opinião do estudante. Os dados foram coletados no 8º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio, partindo do pressuposto que os escolares nestes anos já tiveram o contato com o conteúdo das parasitoses nos anos anteriores. Após a coleta, os dados foram tratados com métodos de frequência e as palavras que apareceram mais vezes como mais importantes são tidas como as que possuem uma maior representação social do conceito “parasitoses”. O teste Qui-quadrado foi utilizado para verificar se existia uma relação entre as variáveis, e se a frequência de conceitos ou palavras teria maior representatividade para o ensino médio do que para o ensino fundamental, sendo considerada significativa quando o p

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