PARFOR E FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (CAMPUS DE RORAINÓPOLIS): DESAFIOS, REALIDADES E PERSPECTIVAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38151 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2343 "inscrito_id" => 6428 "titulo" => "PARFOR E FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (CAMPUS DE RORAINÓPOLIS): DESAFIOS, REALIDADES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, realidades e perspectivas de professores e professoras cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no município de Rorainópolis, região centro-sul do estado. Dessa forma, para os professores e professoras formadores é perceptível o processo de transformação e crescimento vivenciados pelos formandos e formandas da primeira turma de graduação em História (2ª Licenciatura – modalidade presencial) do programa no município. Principalmente levando-se em consideração aspectos como a estrutura física disponibilizada pela instituição, falta de livros, constantes quedas de energia elétrica, deficiência no sinal de internet, entre outros recursos materiais e de apoio, inviabilizando em muitas ocasiões o bom andamento das aulas. Para tanto, além de uma breve revisão bibliográfica sobre formação docente para o ensino básico, e documental acerca da implantação do Parfor na UERR, e da criação do curso de História, conforme seu Projeto Pedagógico, lançou-se mão de um questionário com dez perguntas entre abertas e fechadas objetivando coletar as impressões dos sujeitos participantes da pesquisa – ou seja, 4 (quatro) entre os 16 (dezesseis) alunos(as) que iniciaram a graduação no semestre 2016.1 e que estão concluindo agora no semestre 2017.2, com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – acerca do programa e do desempenho do curso de forma geral. As respostas dos (as) participantes permitiram perceber que o Parfor representa uma necessidade, sobretudo por propiciar a formação superior para alunos e alunas cursistas que de outra forma não teriam como fazê-lo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR/UERR, FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIA, 2ª LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6428_11092017211716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL AIRES DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "MANOEL AIRES" "autor_email" => "manoel.matrix@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38151 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2343 "inscrito_id" => 6428 "titulo" => "PARFOR E FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (CAMPUS DE RORAINÓPOLIS): DESAFIOS, REALIDADES E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os desafios, realidades e perspectivas de professores e professoras cursistas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) no município de Rorainópolis, região centro-sul do estado. Dessa forma, para os professores e professoras formadores é perceptível o processo de transformação e crescimento vivenciados pelos formandos e formandas da primeira turma de graduação em História (2ª Licenciatura – modalidade presencial) do programa no município. Principalmente levando-se em consideração aspectos como a estrutura física disponibilizada pela instituição, falta de livros, constantes quedas de energia elétrica, deficiência no sinal de internet, entre outros recursos materiais e de apoio, inviabilizando em muitas ocasiões o bom andamento das aulas. Para tanto, além de uma breve revisão bibliográfica sobre formação docente para o ensino básico, e documental acerca da implantação do Parfor na UERR, e da criação do curso de História, conforme seu Projeto Pedagógico, lançou-se mão de um questionário com dez perguntas entre abertas e fechadas objetivando coletar as impressões dos sujeitos participantes da pesquisa – ou seja, 4 (quatro) entre os 16 (dezesseis) alunos(as) que iniciaram a graduação no semestre 2016.1 e que estão concluindo agora no semestre 2017.2, com a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – acerca do programa e do desempenho do curso de forma geral. As respostas dos (as) participantes permitiram perceber que o Parfor representa uma necessidade, sobretudo por propiciar a formação superior para alunos e alunas cursistas que de outra forma não teriam como fazê-lo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PARFOR/UERR, FORMAÇÃO DOCENTE, HISTÓRIA, 2ª LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID6428_11092017211716.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL AIRES DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "MANOEL AIRES" "autor_email" => "manoel.matrix@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }