Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTEXTO HISTÓRICO E ANÁLISE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE IGUATU – CE

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA EJA, EDUCAÇÃO POPULAR, ALFABETIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36348
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2607
    "inscrito_id" => 1696
    "titulo" => "CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTEXTO HISTÓRICO E ANÁLISE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE IGUATU – CE"
    "resumo" => "A história da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil é marcada por desafios e tensões que vão desde a falta de atenção necessária por parte das autoridades com tal modalidade, até mesmo a dificuldade que a mesma encontrou para ser implementada. Inicialmente a oferta desse ensino se deu devido a necessidade de ter uma mão de obra minimamente qualificada e barata, voltada a atender a nova demanda no âmbito industrial que acabara de surgir no final da década de 1930, no qual o Brasil vivenciava um momento de transição econômica incentivada pelo setor industrial, com a promessa da modernização do território brasileiro. A partir de então começaram a surgir alguns movimentos, com destaque para o de educação popular, que tinha como finalidade alfabetizar a população jovem e adulta do Brasil. Este artigo objetiva identificar estratégias de elaboração do currículo da EJA nas instituições de ensino que oferecem essa modalidade e como o mesmo é praticado pelos docentes das diferentes áreas. A construção desse trabalho se deu de duas formas: a primeira etapa constou de leitura e análise de textos já publicados sobre o tema e a segunda consistiu em uma pesquisa de campo na qual visitamos 2 (duas) instituições de ensino na cidade de Iguatu - Ce, com oferta na área pesquisada. Com as leituras e visitas realizadas, percebemos o quão difícil é planejar um currículo voltado para a EJA que seja sólido e que atenda as necessidades do público ao qual se destina, bem como os desafios que cercam tal modalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EJA, EDUCAÇÃO POPULAR, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1696_14092017231245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE SILVA"
    "autor_email" => "elizabetesilva038@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36348
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2607
    "inscrito_id" => 1696
    "titulo" => "CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTEXTO HISTÓRICO E ANÁLISE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE IGUATU – CE"
    "resumo" => "A história da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil é marcada por desafios e tensões que vão desde a falta de atenção necessária por parte das autoridades com tal modalidade, até mesmo a dificuldade que a mesma encontrou para ser implementada. Inicialmente a oferta desse ensino se deu devido a necessidade de ter uma mão de obra minimamente qualificada e barata, voltada a atender a nova demanda no âmbito industrial que acabara de surgir no final da década de 1930, no qual o Brasil vivenciava um momento de transição econômica incentivada pelo setor industrial, com a promessa da modernização do território brasileiro. A partir de então começaram a surgir alguns movimentos, com destaque para o de educação popular, que tinha como finalidade alfabetizar a população jovem e adulta do Brasil. Este artigo objetiva identificar estratégias de elaboração do currículo da EJA nas instituições de ensino que oferecem essa modalidade e como o mesmo é praticado pelos docentes das diferentes áreas. A construção desse trabalho se deu de duas formas: a primeira etapa constou de leitura e análise de textos já publicados sobre o tema e a segunda consistiu em uma pesquisa de campo na qual visitamos 2 (duas) instituições de ensino na cidade de Iguatu - Ce, com oferta na área pesquisada. Com as leituras e visitas realizadas, percebemos o quão difícil é planejar um currículo voltado para a EJA que seja sólido e que atenda as necessidades do público ao qual se destina, bem como os desafios que cercam tal modalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EJA, EDUCAÇÃO POPULAR, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID1696_14092017231245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETE DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETE SILVA"
    "autor_email" => "elizabetesilva038@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A história da Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil é marcada por desafios e tensões que vão desde a falta de atenção necessária por parte das autoridades com tal modalidade, até mesmo a dificuldade que a mesma encontrou para ser implementada. Inicialmente a oferta desse ensino se deu devido a necessidade de ter uma mão de obra minimamente qualificada e barata, voltada a atender a nova demanda no âmbito industrial que acabara de surgir no final da década de 1930, no qual o Brasil vivenciava um momento de transição econômica incentivada pelo setor industrial, com a promessa da modernização do território brasileiro. A partir de então começaram a surgir alguns movimentos, com destaque para o de educação popular, que tinha como finalidade alfabetizar a população jovem e adulta do Brasil. Este artigo objetiva identificar estratégias de elaboração do currículo da EJA nas instituições de ensino que oferecem essa modalidade e como o mesmo é praticado pelos docentes das diferentes áreas. A construção desse trabalho se deu de duas formas: a primeira etapa constou de leitura e análise de textos já publicados sobre o tema e a segunda consistiu em uma pesquisa de campo na qual visitamos 2 (duas) instituições de ensino na cidade de Iguatu - Ce, com oferta na área pesquisada. Com as leituras e visitas realizadas, percebemos o quão difícil é planejar um currículo voltado para a EJA que seja sólido e que atenda as necessidades do público ao qual se destina, bem como os desafios que cercam tal modalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.