É PROIBIDO MIAR: UMA ANÁLISE DE GÊNERO SOB A PROPOSTA DA HOMOAFETIVIDADE NA LITERATURA EM SALAS DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36518 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3953 "inscrito_id" => 5293 "titulo" => "É PROIBIDO MIAR: UMA ANÁLISE DE GÊNERO SOB A PROPOSTA DA HOMOAFETIVIDADE NA LITERATURA EM SALAS DE AULA" "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade apresentar a literatura como uma grande aliada às práticas didáticas educacionais, com o intuito de colaborar para as discussões sobre temas sociais que visam trazer igualdade de gênero e abordar a questão da homoafetividade de forma a amenizar o preconceito, consequente da falta de esclarecimento e informações, discriminando o homoafetivo na sociedade. A proposta aqui apresentada está baseada no referencial teórico de alguns autores como Bourdieu, Foucaut, Beauvoir, entre outros e na análise da obra “É proibido miar”, de Pedro Bandeira. A finalidade da obra é mostrar a aceitação, as lutas contra o preconceito e a discriminação que o personagem principal “cachorro” suporta até que se sinta livre para ser quem deseja. Sob a perspectiva da homoafetividade, faremos uma comparação das pessoas dessa classe com o personagem Bingo, um cachorrinho que nega sua natureza canina, pois, diferente de qualquer animal de sua espécie, prefere miar como um felino e por isso começa a sofrer o preconceito pela intolerância humana, sendo vítima de violência e abandono, mesmo se tratando apenas de um filhote. O intuito principal da pesquisa é discutir sobre a homoafetividade na sala de aula, já que este é um problema presente e constante na sociedade, sendo uma temática que possa ser introduzida no currículo educacional para que se abra uma reflexão a cerca do preconceito com esta classe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "HOMOAFETIVIDADE, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, DIFERENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5293_16102017132050.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA DE CÁSSIA BRITO DE OLIVEIRA GUEDES" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "pauladecassiabritto@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36518 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3953 "inscrito_id" => 5293 "titulo" => "É PROIBIDO MIAR: UMA ANÁLISE DE GÊNERO SOB A PROPOSTA DA HOMOAFETIVIDADE NA LITERATURA EM SALAS DE AULA" "resumo" => "Este trabalho tem por finalidade apresentar a literatura como uma grande aliada às práticas didáticas educacionais, com o intuito de colaborar para as discussões sobre temas sociais que visam trazer igualdade de gênero e abordar a questão da homoafetividade de forma a amenizar o preconceito, consequente da falta de esclarecimento e informações, discriminando o homoafetivo na sociedade. A proposta aqui apresentada está baseada no referencial teórico de alguns autores como Bourdieu, Foucaut, Beauvoir, entre outros e na análise da obra “É proibido miar”, de Pedro Bandeira. A finalidade da obra é mostrar a aceitação, as lutas contra o preconceito e a discriminação que o personagem principal “cachorro” suporta até que se sinta livre para ser quem deseja. Sob a perspectiva da homoafetividade, faremos uma comparação das pessoas dessa classe com o personagem Bingo, um cachorrinho que nega sua natureza canina, pois, diferente de qualquer animal de sua espécie, prefere miar como um felino e por isso começa a sofrer o preconceito pela intolerância humana, sendo vítima de violência e abandono, mesmo se tratando apenas de um filhote. O intuito principal da pesquisa é discutir sobre a homoafetividade na sala de aula, já que este é um problema presente e constante na sociedade, sendo uma temática que possa ser introduzida no currículo educacional para que se abra uma reflexão a cerca do preconceito com esta classe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "HOMOAFETIVIDADE, LITERATURA INFANTO-JUVENIL, DIFERENÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5293_16102017132050.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA DE CÁSSIA BRITO DE OLIVEIRA GUEDES" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "pauladecassiabritto@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }