Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICAPARA REPRESENTAÇÃO FITOBOTANICA DAS PALMEIRAS EM MT –UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: GEOTECNOLOGIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA, CARTOGRAFIA SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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      Informação (SIG) e pela cartografia digital, constituem ferramentas adequadas para conhecer o\r\n
      entorno, para demarcar territorialmente as atividades econômicas, realizar a representação geográfica\r\n
      sociocultural, dentre outras práticas socioculturais. Explorar os recursos das geotecnologias no\r\n
      processo de ensino-aprendizagem torna-se imprescindível para conhecer o espaço geográfico e o\r\n
      funcionamento da natureza em suas múltiplas reações com a sociedade. Este trabalho apresenta uma\r\n
      experiência pedagógica do uso das novas geotecnogias (SIG) na elaboração da cartografia social dos\r\n
      povos tradicionais coletores das palmáceas em MT. O uso do SIG possibilitou otimizar o ensino da\r\n
      geografia proporcionando ao educando a análise de fenômenos complexos, assim como uma maior\r\n
      visualização e aproximação do seu espaço de vivencia com evento estudado. Permitiu também,\r\n
      localizar os diferentes tipos de palmeiras em interação com os agentes socioculturais, em um sistema\r\n
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Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente, com o advento da geotecnologia tornou-se possível reconhecer os ambientes mais distantes, como também revolucionou os procedimentos de elaboração dos mapas, da análise e representação do espaço geográfico. O avanço das geotecnologias, representadas pelo Sistema de Informação (SIG) e pela cartografia digital, constituem ferramentas adequadas para conhecer o entorno, para demarcar territorialmente as atividades econômicas, realizar a representação geográfica sociocultural, dentre outras práticas socioculturais. Explorar os recursos das geotecnologias no processo de ensino-aprendizagem torna-se imprescindível para conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas reações com a sociedade. Este trabalho apresenta uma experiência pedagógica do uso das novas geotecnogias (SIG) na elaboração da cartografia social dos povos tradicionais coletores das palmáceas em MT. O uso do SIG possibilitou otimizar o ensino da geografia proporcionando ao educando a análise de fenômenos complexos, assim como uma maior visualização e aproximação do seu espaço de vivencia com evento estudado. Permitiu também, localizar os diferentes tipos de palmeiras em interação com os agentes socioculturais, em um sistema de coordenadas que, a partir de um padrão de leitura, podem ser relacionados entre si e analisados de acordo com a distribuição e densidade no espaço.

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