Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA SALÉM DUARTE: UM ESTUDO DE CASO.

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: A pretensão deste artigo é discutir a formação continuada de professores da Educação Infantil, tomando como referência o estudo acerca dessa temática realizado na Unidade de Educação Infantil Maria Salem Duarte de localizada no município de Mossoró-RN. Atualmente, a formação de professores e a qualidade de ensino depende cada vez mais do comprometimento com a profissão docente. Deste modo, a formação continuada deve fazer parte no processo de permanente desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Logo, é preciso que o professor compreenda sua posição no cenário brasileiro, mencionando os principais fatos que demarcaram sua constituição enquanto primeira etapa educacional na educação básica do país. A base para um programa de formação de professores surge da partilha de discussões e conhecimentos realizados no estudo de casos de práticas pedagógicas que acontecem na Unidade de Educação Infantil investigada. Neste sentido teorias e práticas se unem para uma melhor reflexão e compreensão entre a escola e o profissional de educação. Com isso, busca-se desenvolver nos professores um pensamento de ricas possibilidades através de leitura e formação continuada e propiciar aos docentes o reconhecimento do diálogo entre teoria e prática. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida em uma Unidade de Educação Infantil do Município de Mossoró-RN, contando com a colaboração de quatro professoras. A presente pesquisa tem como referencial teórico os seguintes autores: Marcelo (1999), Tardif (2006), Oliveira-Formosinho (2009), Nóvoa (1992), Freire (1996), dentre outros, que discutem sobre a formação continuada de professores. O profissional da Educação Infantil necessitar de programas direcionados ao seu campo de atuação na educação infantil, que seja inserido de acordo com as necessidades de sua pratica de sala de aula, onde ele seja capaz de aprender e desenvolver práticas no contexto escolar com um olhar diferenciado sob a formação de professores, uma vez que busca despertar nas participantes dessa pesquisa a visão de pesquisadoras de sua ação. A formação do professor e a união da teoria com a prática a partir das vivencias do cotidiano, das necessidades dos seus alunos, dos seus estudos e pesquisas possibilitará a ampliação dos seus conhecimentos e olhares para com a sua pratica. Assim, o professor poderá promover uma educação transformadora e de qualidade possibilitando as crianças aprenderem de maneira pratica e significativa.

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