Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHA QUÍMICA E MINECRAFT: A INSERÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA ESCOLA CONSTANTINO VIEIRA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS – PB.

Palavra-chaves: QUÍMICA;, MINECRAFT;, TRILHA QUÍMICA. Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os jogos lúdicos são por natureza ferramentas que, quando bem empregadas, podem contribuir para assimilação dos conteúdos que frequentemente são transmitidos através de aulas tradicionais, somente com pincel e lousa. Entretanto, é de conhecimento de todos que essa metodologia tradicional não é mais suficiente para atender as necessidades de conhecimento que os nossos alunos têm. Desta forma, faz-se necessária a produção de eventos que possam incentivar atividades lúdicas e dinâmicas, pois além de mudar a rotina da escola, funcionam como incentivo à aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente este trabalho foi desenvolvido pelos bolsistas IDs do Programa Instituição de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto – Química, juntamente com a Professora Supervisora, o qual teve como público alvo os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira, na cidade de Cajazeiras-PB com o objetivo de tornar o ensino/aprendizagem de químico mais dinâmico e proveitoso. Para tanto, foram utilizados dois jogos: o Minecraft de laboratório e a Trilha Química. No MineCraft os discentes tinham que responder questões, as quais recebiam uma moeda como "recompensa"- mols- quando acertavam, para montarem um laboratório, quem terminasse primeiro ganhava o jogo. A Trilha Química tinha um dado o qual o participante jogava andava as casas e poderia responder questões do 1º ao 3º ano, bem como poderia avançar ou voltar casas, ganha quem chegasse primeiro ao final. Os dados foram coletados por meio da vivência, da observação e da conversa com os educandos envolvidos no mesmo. Neste ínterim, o referido trabalho trata-se de um relato de experiência, no qual se constatou a participação efetiva dos alunos de forma que se formaram filas nas salas a espera de participar, aliado a isso muitos estavam contentes com a quebra da rotina bem como satisfeitos como o número de questões que acertaram e comparavam entre si a quantidade de acertos. Neste contexto, podemos concluir que os jogos são divertidos e são bons aliados dos professores para o processo de ensino/aprendizagem.

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