ARAÚJO, Cosma Justino et al.. O ensino de botânica e a educação ambiental. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37656>. Acesso em: 22/12/2024 19:00
A preocupação com o ensino de botânica já vem de longos anos e a falta de interesse pelos estudos dos vegetais compromete a formação de cidadãos preocupados em preservar e conservar o meio ambiente, devido a falta de noção sobre a importância destes. Considerando esta lacuna, este trabalho visa descrever a experiência vivenciada em duas escolas localizadas em Bananeiras e Solânea, PB através do Projeto Prolicen/UFPB/2017. O trabalho teve início em maio de 2017, em duas escolas: Escola Estadual Alfredo Pessoa de Lima e a outra, Escola Antônio Coutinho de Medeiros, localizadas em Solânea e Bananeiras, respectivamente. As atividades foram realizadas em uma turma do 3° ano do Ensino Fundamental I, uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental II e uma turma do 1° ano do Ensino Médio. Foram ministradas aulas práticas sobre os órgãos vegetativos (raiz, caule e folha) e sobre o órgão reprodutivo (semente) de forma dialogada com os discentes. Observou-se que o ensino de botânica nas escolas de ensino fundamental e médio não aborda o conteúdo de forma que possibilite a compreensão e assimilação por parte dos alunos. A falta de compreensão deste conteúdo impossibilita que o aluno tenha conhecimento da importância dos vegetais, comprometendo assim sua percepção quanto aos problemas ambientais. É necessário que se faça uma mudança no modelo de ensino atual, inserindo práticas para que os alunos tenham um contato direto com os vegetais, pois foi observado que nessas aulas os alunos mostraram maior interesse e também maior assimilação do conteúdo.