Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo discorre sobre o Ensino Médio no Brasil, tratando de aspectos que partem da origem, principais reformas e condições atuais, analisando como as políticas públicas têm influenciado nas decisões do currículo escolar. Aborda, ainda, sobre a importância da formação continuada de professores, fazendo um recorte do Programa Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Para tanto, fez-se no encaminhamento dessa pesquisa observações semanais, de acordo com os encontros que eram realizados com os professores participantes da formação, cujos dados apresentados partiram de uma atividade proposta, desenvolvidos textos dissertativos/reflexivos, fazendo memória desde o ingresso na licenciatura, o início da atuação da carreira até os dias atuais da vida docente. Foram escolhidos 04 (quatro) textos, selecionando 01 (um) por área de conhecimento, de acordo com a habilitação dos docentes, distribuídos entre Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Sobre os resultados da pesquisa, de forma geral, destacamos que os professores relataram que a escolha pela licenciatura partiu por opção pessoal, mas de certo modo, houve alguma influência familiar. Contudo, revelaram a importância da profissão, a preocupação pela docência, mas afirmaram as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia. Embora existam muitos impasses e desafios para atingir a qualidade da educação, ainda assim, advogamos que só através de incentivos, decisões e práticas de ensino efetivas teremos resultados satisfatórios no âmbito da avaliação nacional.

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