Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DINAMIZANDO O ENSINO DA TRIGONOMETRIA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DO TEODOLITO COMO FERRAMENTA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Palavra-chaves: TRIGONOMETRIA, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A trigonometria é um Área da Matemática que buscar desenvolver o raciocinio logico e a resoluções de problemas, definida como a medida de partes de um triângulo. Estuda as relações entre os lados e ângulos dos triângulos, dividida em trigonometria plana que estuda as fíguras geometricas pertencentes a um único plano e trigonometrica esférica aquela em que os triângulos são uma seção da superficie de uma esfera. Segundo os Parametros Curriculares Nacionais (PCN) no ensino médio os conteúdos basicos a serem ministrados estão orgânizados em quatro blocos, são eles: Números e Operações, Funções, Geometria, Análise de dados e Propabilidade. Diante disso o objetivo deste trabalho foi demonstrar aplicações práticas da trigonometria no cotidiano de modo que os alunos pudessem relacionar o conteúdo a sua realidade, percebendo a aplicabilidade das relações trigonométricas na resolução de problemas. O presente trabalho é fruto de uma experiência através de aula prática com os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Estevam Marinho, localizada em São Gonçalo, Sousa-PB, onde foi utilizado o teodolito, um instrumento óptico muito útil na construção civil para realização de medidas de grande distância. Para a realização da atividade foi utilizado um Teodolito e uma fita métrica ambos do laboratório de matemática da escola. Enquanto um aluno observava o ângulo com o teodolito, outro fazia as anotações no caderno e outros dois alunos mediam a distância do observador até o prédio com a fita métrica. Após as observações com o uso do Teodolito retornou-se para a sala de aula onde os alunos utilizaram a fórmula das razões trigonométricas tangente, para encontrar parte da altura dos prédios e depois somaram com a altura do observador, encontrando assim a altura total. Cada equipe deveria apresentar seus resultados, sendo assim os mesmos fizeram um esboço em cartolina da situação-problema e fixaram na sala de aula, depois fizeram os cálculos no quadro mostrando como chegaram à solução. Em seguida cada aluno recebeu uma lista de exercícios que deveriam trazer na próxima aula. Comparando os acertos das listas de exercícios aplicadas antes da aula prática e após a mesma, cerca de 90% dos discentes afirmaram que ficou mais fácil utilizar o conceito da relação trigonométrica tangente na resolução dos problemas. Durante toda a realização da atividade prática houve motivação dos alunos e os relatos mostraram que foi mais fácil compreender o conteúdo com a aula prática segundo um percentual de 95%. Os resultados apresentados nessa pesquisa demonstram que a aplicação deste trabalho constitui-se como uma ferramenta a mais no processo ensino-aprendizagem de matemática. Os percentuais elucidam que os discentes após aplicação da atividade prática conseguiram assimilar o conteúdo de forma efetiva. A atividade prática interagiu com a teoria, possibilitando ao discente um maior entendimento do conteúdo estudado.

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