CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36301 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1720 "inscrito_id" => 1902 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação, objetivando propor atividades no que se referem às práticas metodológicas, propiciando um contato direto com a sala de aula. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Patu/RN (CAP), visto que trata-se de um subprojeto de Matemática, das contribuições que às aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trazem aos alunos da terceira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Edino Jales, situada na cidade de Patu/RN, onde as atividades são desenvolvidas com orientação e supervisão do professor. Como aporte teórico, nos fundamentamos, especialmente, em trabalhos relacionados ao uso e utilização de simulados em relação ao ENEM, e, também, aos métodos que o professor utiliza para que os alunos aprendam conforme os métodos utilizados. A metodologia que fundamenta a construção deste trabalho caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada na resolução de questões e aplicação de simulado, em que buscamos verificar e compreender as contribuições que o PIBID oferece na preparação desses alunos para o exame. Os resultados apontam que, na medida em que iniciaram os trabalhos com os alunos desta série, eles melhoraram, redimensionaram continuamente seus conhecimentos, possibilitando constatar a contribuição do PIBID, subprojeto de matemática, para os estudantes da escola parceira. Nesse sentido, acreditamos ser possível a obtenção de resultados positivos dos alunos no ENEM, após participação das aulas preparatórias oferecidas pelo projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, MATEMÁTICA, PIBID, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1902_11092017100555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THADEU CORTEZ DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "THADEU CORTEZ" "autor_email" => "cortezthadeu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36301 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1720 "inscrito_id" => 1902 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AULAS PREPARATÓRIAS PARA O ENEM" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação, objetivando propor atividades no que se referem às práticas metodológicas, propiciando um contato direto com a sala de aula. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Patu/RN (CAP), visto que trata-se de um subprojeto de Matemática, das contribuições que às aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trazem aos alunos da terceira série do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Edino Jales, situada na cidade de Patu/RN, onde as atividades são desenvolvidas com orientação e supervisão do professor. Como aporte teórico, nos fundamentamos, especialmente, em trabalhos relacionados ao uso e utilização de simulados em relação ao ENEM, e, também, aos métodos que o professor utiliza para que os alunos aprendam conforme os métodos utilizados. A metodologia que fundamenta a construção deste trabalho caracteriza-se pela abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentada na resolução de questões e aplicação de simulado, em que buscamos verificar e compreender as contribuições que o PIBID oferece na preparação desses alunos para o exame. Os resultados apontam que, na medida em que iniciaram os trabalhos com os alunos desta série, eles melhoraram, redimensionaram continuamente seus conhecimentos, possibilitando constatar a contribuição do PIBID, subprojeto de matemática, para os estudantes da escola parceira. Nesse sentido, acreditamos ser possível a obtenção de resultados positivos dos alunos no ENEM, após participação das aulas preparatórias oferecidas pelo projeto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, MATEMÁTICA, PIBID, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1902_11092017100555.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THADEU CORTEZ DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "THADEU CORTEZ" "autor_email" => "cortezthadeu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }