Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36659
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1710
    "inscrito_id" => 7499
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO"
    "resumo" => "Este trabalho refere-se a uma discussão sobre a Educação Matemática na Educação Infantil do Campo. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica obrigatória, nessa fase as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ampliando suas experiências, seus conhecimentos e grupos de convívio. Isso agrega uma grande importância a essa etapa de escolarização. O nosso segundo tema de estudo nessa comunicação é Educação do Campo, essa é uma área pela qual os movimentos sociais e a sociedade civil vêm historicamente lutando na busca de atenção pelo poder público na busca de conseguir condições adequadas de funcionamento, tanto no que diz respeito à aspectos físicos e estruturais como à questões pedagógicas. No que se refere à Educação Infantil do Campo, a necessidade de condições estruturais e pedagógicas é ainda maior, pois, tendo em vista que a Educação do Campo tem suas carências, e a Educação Infantil apenas recentemente se tornou obrigatória, o poder público e as pesquisas acadêmicas, de maneira geral, não tem um histórico de atenção para com as crianças que moram e estudam em regiões do campo. Essa pesquisa seguiu aspectos de uma revisão sistemática da literatura nas publicações de 2012 a 2017. Foram identificados um total de 57 resultados de artigos relacionados à Educação Infantil em nossa busca, sendo que foram selecionados 13 artigos após o uso de critérios de exclusão. Os artigos analisados tratam da relevância da Educação Infantil para o desenvolvimento escolar das crianças, tanto no que se refere à área de Matemática, quanto de Língua Portuguesa, como também o sucesso no Ensino Fundamental. Nossas análises apontam para a necessidade da realização de pesquisas que investiguem especificamente a Educação Infantil do Campo, uma vez que não encontramos nenhum artigo sobre esse tema de ensino e tendo em vista a importância da Educação Infantil e a escassez de estudos sobre a Educação Matemática para as crianças campesinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7499_11092017093317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA RUFINO DE ALCANTARA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA ALCANT"
    "autor_email" => "lucianaralcantara@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36659
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1710
    "inscrito_id" => 7499
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO"
    "resumo" => "Este trabalho refere-se a uma discussão sobre a Educação Matemática na Educação Infantil do Campo. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica obrigatória, nessa fase as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ampliando suas experiências, seus conhecimentos e grupos de convívio. Isso agrega uma grande importância a essa etapa de escolarização. O nosso segundo tema de estudo nessa comunicação é Educação do Campo, essa é uma área pela qual os movimentos sociais e a sociedade civil vêm historicamente lutando na busca de atenção pelo poder público na busca de conseguir condições adequadas de funcionamento, tanto no que diz respeito à aspectos físicos e estruturais como à questões pedagógicas. No que se refere à Educação Infantil do Campo, a necessidade de condições estruturais e pedagógicas é ainda maior, pois, tendo em vista que a Educação do Campo tem suas carências, e a Educação Infantil apenas recentemente se tornou obrigatória, o poder público e as pesquisas acadêmicas, de maneira geral, não tem um histórico de atenção para com as crianças que moram e estudam em regiões do campo. Essa pesquisa seguiu aspectos de uma revisão sistemática da literatura nas publicações de 2012 a 2017. Foram identificados um total de 57 resultados de artigos relacionados à Educação Infantil em nossa busca, sendo que foram selecionados 13 artigos após o uso de critérios de exclusão. Os artigos analisados tratam da relevância da Educação Infantil para o desenvolvimento escolar das crianças, tanto no que se refere à área de Matemática, quanto de Língua Portuguesa, como também o sucesso no Ensino Fundamental. Nossas análises apontam para a necessidade da realização de pesquisas que investiguem especificamente a Educação Infantil do Campo, uma vez que não encontramos nenhum artigo sobre esse tema de ensino e tendo em vista a importância da Educação Infantil e a escassez de estudos sobre a Educação Matemática para as crianças campesinas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID7499_11092017093317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA RUFINO DE ALCANTARA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA ALCANT"
    "autor_email" => "lucianaralcantara@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho refere-se a uma discussão sobre a Educação Matemática na Educação Infantil do Campo. A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica obrigatória, nessa fase as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ampliando suas experiências, seus conhecimentos e grupos de convívio. Isso agrega uma grande importância a essa etapa de escolarização. O nosso segundo tema de estudo nessa comunicação é Educação do Campo, essa é uma área pela qual os movimentos sociais e a sociedade civil vêm historicamente lutando na busca de atenção pelo poder público na busca de conseguir condições adequadas de funcionamento, tanto no que diz respeito à aspectos físicos e estruturais como à questões pedagógicas. No que se refere à Educação Infantil do Campo, a necessidade de condições estruturais e pedagógicas é ainda maior, pois, tendo em vista que a Educação do Campo tem suas carências, e a Educação Infantil apenas recentemente se tornou obrigatória, o poder público e as pesquisas acadêmicas, de maneira geral, não tem um histórico de atenção para com as crianças que moram e estudam em regiões do campo. Essa pesquisa seguiu aspectos de uma revisão sistemática da literatura nas publicações de 2012 a 2017. Foram identificados um total de 57 resultados de artigos relacionados à Educação Infantil em nossa busca, sendo que foram selecionados 13 artigos após o uso de critérios de exclusão. Os artigos analisados tratam da relevância da Educação Infantil para o desenvolvimento escolar das crianças, tanto no que se refere à área de Matemática, quanto de Língua Portuguesa, como também o sucesso no Ensino Fundamental. Nossas análises apontam para a necessidade da realização de pesquisas que investiguem especificamente a Educação Infantil do Campo, uma vez que não encontramos nenhum artigo sobre esse tema de ensino e tendo em vista a importância da Educação Infantil e a escassez de estudos sobre a Educação Matemática para as crianças campesinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.