Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR SOB À LUZ DA PSICANÁLISE: O QUE PENSAM E SENTEM AS CRIANÇAS COM ESTA PROBLEMÁTICA

Palavra-chaves: PSICANÁLISE, PEDAGOGIA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36461
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1901
    "inscrito_id" => 3306
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR SOB À LUZ DA PSICANÁLISE: O QUE PENSAM E SENTEM AS CRIANÇAS COM ESTA PROBLEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho buscou refletir à luz da psicanálise, sobre questões relativas às dificuldades de aprendizagens apresentada pelos alunos, dando voz aos seus sentimentos frente a esses impasses, o que pensam e sentem estes, diante de suas dificuldades escolares. Neste contexto, apresenta uma visão geral dos dispositivos conceitos da psicanálise segundo Freud e Lacan de pulsão epistemofílica e desejo de saber como os motores da aprendizagem. Neste sentido, o objetivo desta temática é analisar o conceito que a criança com dificuldades de aprendizagens têm de si mesma e sua especificidade à luz da pedagogia, identificando o que vem sendo desenvolvido nesta área sob o olhar da psicanalise de Freud e Lacan. O procedimento para coleta dos dados pautou-se a partir de pesquisas bibliográficas, a fim de buscar subsídios para o embasamento teórico e também pesquisa de campo realizado no NAPPE (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante) onde se concretizou entrevista informal com as crianças participantes. Neste aspecto, verificou-se que, a escola desempenha um papel crucial na vida daqueles que passam pela dificuldade de aprender. Pois apesar de suas dificuldades os alunos pesquisados afirmaram gostar da escola e dos seus professores. Assim, pontuamos que a psicanálise abre um novo olhar sobre o educando, um ser que tem subjetividade e desejo e que muitas vezes é incompreendido em suas manifestações. Por isso, é importante que o educador seja conhecedor dessa teoria, na busca por compreender comportamentos infantis que possam suprir às necessidades dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "PSICANÁLISE, PEDAGOGIA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID3306_11092017144221.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEILMA DE FRANÇA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADEILMA"
    "autor_email" => "adeilmasousa.pb@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36461
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1901
    "inscrito_id" => 3306
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR SOB À LUZ DA PSICANÁLISE: O QUE PENSAM E SENTEM AS CRIANÇAS COM ESTA PROBLEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho buscou refletir à luz da psicanálise, sobre questões relativas às dificuldades de aprendizagens apresentada pelos alunos, dando voz aos seus sentimentos frente a esses impasses, o que pensam e sentem estes, diante de suas dificuldades escolares. Neste contexto, apresenta uma visão geral dos dispositivos conceitos da psicanálise segundo Freud e Lacan de pulsão epistemofílica e desejo de saber como os motores da aprendizagem. Neste sentido, o objetivo desta temática é analisar o conceito que a criança com dificuldades de aprendizagens têm de si mesma e sua especificidade à luz da pedagogia, identificando o que vem sendo desenvolvido nesta área sob o olhar da psicanalise de Freud e Lacan. O procedimento para coleta dos dados pautou-se a partir de pesquisas bibliográficas, a fim de buscar subsídios para o embasamento teórico e também pesquisa de campo realizado no NAPPE (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante) onde se concretizou entrevista informal com as crianças participantes. Neste aspecto, verificou-se que, a escola desempenha um papel crucial na vida daqueles que passam pela dificuldade de aprender. Pois apesar de suas dificuldades os alunos pesquisados afirmaram gostar da escola e dos seus professores. Assim, pontuamos que a psicanálise abre um novo olhar sobre o educando, um ser que tem subjetividade e desejo e que muitas vezes é incompreendido em suas manifestações. Por isso, é importante que o educador seja conhecedor dessa teoria, na busca por compreender comportamentos infantis que possam suprir às necessidades dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "PSICANÁLISE, PEDAGOGIA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID3306_11092017144221.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEILMA DE FRANÇA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ADEILMA"
    "autor_email" => "adeilmasousa.pb@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho buscou refletir à luz da psicanálise, sobre questões relativas às dificuldades de aprendizagens apresentada pelos alunos, dando voz aos seus sentimentos frente a esses impasses, o que pensam e sentem estes, diante de suas dificuldades escolares. Neste contexto, apresenta uma visão geral dos dispositivos conceitos da psicanálise segundo Freud e Lacan de pulsão epistemofílica e desejo de saber como os motores da aprendizagem. Neste sentido, o objetivo desta temática é analisar o conceito que a criança com dificuldades de aprendizagens têm de si mesma e sua especificidade à luz da pedagogia, identificando o que vem sendo desenvolvido nesta área sob o olhar da psicanalise de Freud e Lacan. O procedimento para coleta dos dados pautou-se a partir de pesquisas bibliográficas, a fim de buscar subsídios para o embasamento teórico e também pesquisa de campo realizado no NAPPE (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante) onde se concretizou entrevista informal com as crianças participantes. Neste aspecto, verificou-se que, a escola desempenha um papel crucial na vida daqueles que passam pela dificuldade de aprender. Pois apesar de suas dificuldades os alunos pesquisados afirmaram gostar da escola e dos seus professores. Assim, pontuamos que a psicanálise abre um novo olhar sobre o educando, um ser que tem subjetividade e desejo e que muitas vezes é incompreendido em suas manifestações. Por isso, é importante que o educador seja conhecedor dessa teoria, na busca por compreender comportamentos infantis que possam suprir às necessidades dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.