Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR SOB À LUZ DA PSICANÁLISE: O QUE PENSAM E SENTEM AS CRIANÇAS COM ESTA PROBLEMÁTICA

Palavra-chaves: PSICANÁLISE, PEDAGOGIA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho buscou refletir à luz da psicanálise, sobre questões relativas às dificuldades de aprendizagens apresentada pelos alunos, dando voz aos seus sentimentos frente a esses impasses, o que pensam e sentem estes, diante de suas dificuldades escolares. Neste contexto, apresenta uma visão geral dos dispositivos conceitos da psicanálise segundo Freud e Lacan de pulsão epistemofílica e desejo de saber como os motores da aprendizagem. Neste sentido, o objetivo desta temática é analisar o conceito que a criança com dificuldades de aprendizagens têm de si mesma e sua especificidade à luz da pedagogia, identificando o que vem sendo desenvolvido nesta área sob o olhar da psicanalise de Freud e Lacan. O procedimento para coleta dos dados pautou-se a partir de pesquisas bibliográficas, a fim de buscar subsídios para o embasamento teórico e também pesquisa de campo realizado no NAPPE (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante) onde se concretizou entrevista informal com as crianças participantes. Neste aspecto, verificou-se que, a escola desempenha um papel crucial na vida daqueles que passam pela dificuldade de aprender. Pois apesar de suas dificuldades os alunos pesquisados afirmaram gostar da escola e dos seus professores. Assim, pontuamos que a psicanálise abre um novo olhar sobre o educando, um ser que tem subjetividade e desejo e que muitas vezes é incompreendido em suas manifestações. Por isso, é importante que o educador seja conhecedor dessa teoria, na busca por compreender comportamentos infantis que possam suprir às necessidades dos alunos.

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