AGRUPAMENTOS E TROCAS: EXPERIÊNCIAS COM A MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35739 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3132 "inscrito_id" => 8980 "titulo" => "AGRUPAMENTOS E TROCAS: EXPERIÊNCIAS COM A MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O trabalho com Educação Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, vem sendo contemplado por avanços significativos no que se refere às investigações e discussões sobre o processo de ensino aprendizagem. O significado da Matemática para o aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos. Ao buscar relacionar os conhecimentos da matemática a vida cotidiana das crianças, trazemos os jogos como forma lúdica de “convidar” as crianças à aprenderem brincando. Apresentaremos neste texto um relato de experiência com a matemática, compreendo essa, área de conhecimento e possibilidade de interação social com o mundo lúdico da criança. Pensar na Matemática enquanto linguagem significa compreendê-la como tradutora de sentidos e significados, que são atribuídos de modo social e coletivo, pela mediação entre as crianças e entre crianças e o professor. A matemática, assim como as outras formas de linguagens, não pode ser vista de modo imutável e inacabado. A matemática é percebida como uma prática social, lúdica e que permite a interação com o mundo e os conhecimentos próprios dessa área de conhecimento. Portanto, o objetivo deste artigo é socializar uma experiência desenvolvida em uma turma de 1° ano no Núcleo de Educação da Infância na busca que os alunos estabelecessem equivalências de quantidades, usando trocas e agrupamentos na base dez, precedendo o trabalho com o sistema de numeração decimal. Iniciamos com um breve apontamento sobre nossos aportes teóricos, após descreveremos as atividades desenvolvidas com o jogo “nunca 10” a apresentaremos algumas considerações sobre esta experiência, a a relação do trabalho com jogos e a construção do conhecimento sobre agrupamentos e trocas por crianças de Ensino Fundamental. O presente texto, possibilita ao leitor interagir com uma experiência viva e contextualizada com o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental, além de explicitar a concepção dos autores sobre o trabalho com essa área do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID8980_05102017193559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA RAQUEL COUTINHO TOSCANO AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "BÃRBARA" "autor_email" => "barbaracoutinho02@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35739 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3132 "inscrito_id" => 8980 "titulo" => "AGRUPAMENTOS E TROCAS: EXPERIÊNCIAS COM A MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O trabalho com Educação Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, vem sendo contemplado por avanços significativos no que se refere às investigações e discussões sobre o processo de ensino aprendizagem. O significado da Matemática para o aluno resulta das conexões que ele estabelece entre ela e as demais disciplinas, entre ela e seu cotidiano e das conexões que ele estabelece entre os diferentes temas matemáticos. Ao buscar relacionar os conhecimentos da matemática a vida cotidiana das crianças, trazemos os jogos como forma lúdica de “convidar” as crianças à aprenderem brincando. Apresentaremos neste texto um relato de experiência com a matemática, compreendo essa, área de conhecimento e possibilidade de interação social com o mundo lúdico da criança. Pensar na Matemática enquanto linguagem significa compreendê-la como tradutora de sentidos e significados, que são atribuídos de modo social e coletivo, pela mediação entre as crianças e entre crianças e o professor. A matemática, assim como as outras formas de linguagens, não pode ser vista de modo imutável e inacabado. A matemática é percebida como uma prática social, lúdica e que permite a interação com o mundo e os conhecimentos próprios dessa área de conhecimento. Portanto, o objetivo deste artigo é socializar uma experiência desenvolvida em uma turma de 1° ano no Núcleo de Educação da Infância na busca que os alunos estabelecessem equivalências de quantidades, usando trocas e agrupamentos na base dez, precedendo o trabalho com o sistema de numeração decimal. Iniciamos com um breve apontamento sobre nossos aportes teóricos, após descreveremos as atividades desenvolvidas com o jogo “nunca 10” a apresentaremos algumas considerações sobre esta experiência, a a relação do trabalho com jogos e a construção do conhecimento sobre agrupamentos e trocas por crianças de Ensino Fundamental. O presente texto, possibilita ao leitor interagir com uma experiência viva e contextualizada com o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino fundamental, além de explicitar a concepção dos autores sobre o trabalho com essa área do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, JOGOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID8980_05102017193559.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA RAQUEL COUTINHO TOSCANO AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "BÃRBARA" "autor_email" => "barbaracoutinho02@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }