OLIVEIRA, Juliane Falconieris Santos. Novo ensino médio: perspectiva e desafios. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37531>. Acesso em: 22/11/2024 06:55
A educação brasileira já passou por diversas reformas, desde a introdução dos primeiros processos sistematizados de ensino, até os seguimentos contemporâneo. Diante disso, a educação nos dias atuais aparece em meio a um discurso político como meio de mobilização no contexto das transformações sociais, tornando-se necessárias mudanças no contexto escolar. Perante as novas mudanças ocorridas recentemente na educação básica, esse trabalho vem apresentar as perspectivas atuais da educação brasileira, voltando-se para discussão da nova proposta de reforma na estrutura do Ensino Médio. A nova proposta já causou diversas discussões, desde a sua anunciação, até a sua aprovação em fevereiro deste ano. O intuito da investigação consisti em conhecer o quão os professores compreendem sobre reforma e qual o posicionamento dos mesmos sobre o tema. O trabalho traz a proposta de aplicar um questionário qualitativo, não estruturado, com professores do Ensino Médio da rede de Ensino Federal e Estadual da cidade de Ipanguaçu/RN. A investigação pretende abranger ao máximo o público alvo, para que o estudo contribua de forma significativa para o avanço da educação. Ao aplicar um questionário qualitativo, deixa-se aberto as respostas dos professores, o que irá ajudará nas discussões. As perguntas que totalizam oito, foram classificadas de acordo com o que se pretendia investigar, e organizadas no quadro. Para facilitar a compreensão dos resultados, no decorrer do trabalho organizamos um quadro com os principais levantamentos da investigação. O objetivo do questionário é promover discussões proveitosas sobre as mudanças do Ensino Médio, esclarecendo assim a opinião dos principais envolvidos nessa mudança da educação.