DIAGNÓSTICO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA-PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36442 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1666 "inscrito_id" => 363 "titulo" => "DIAGNÓSTICO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA-PB" "resumo" => "A educação de jovens e adultos (EJA) é bem antiga. A EJA apresentou um avanço satisfatório com a implementação de programas, voltados a diminuir o analfabetismo no Brasil no século XX, que prezam por distribuir oportunidades de educação para quem não conseguiu frequentar o ensino regular. Os estudantes dessa modalidade sofrem com o preconceito da sociedade por não entender as dificuldades que os levam a optar pela EJA. O presente trabalho tem como objetivo compreender quem são os jovens e adolescentes que estudam na EJA e suas perspectivas para após a conclusão do ensino médio, buscando entender o motivo que os levaram a optar pela EJA e saber a suas perspectivas de futuro. O questionário foi aplicado em uma escola estadual da cidade de Areia-PB, no terceiro ano do ensino médio. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos tiveram passagens rápidas pelo ensino regular, sendo a maior parte dos estudos ocorridos na Educação de Jovens e Adultos. Constatamos também que grande parte dos entrevistados optados pela EJA por falta de tempo, gravidez, trabalho e opção pessoal. 75% dos entrevistados buscam na modalidade uma maneira de conseguir uma profissão e ingressar em uma universidade e 25% mesmo não pretendendo cursar a faculdade pensa em fazer curso técnico ou simplesmente conseguir emprego. Grande parte dos alunos da EJA veem essa modalidade como uma solução para seus “problemas”, pois tem a oportunidade de terminar o ensino médio que, por algum motivo, foi impedido no tempo regular, objetivado um futuro bem mais promissor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, ENSINO, ESTUDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID363_11092017051130.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA MACHADO GOMES" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA GOMES" "autor_email" => "paula.mg2010@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36442 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1666 "inscrito_id" => 363 "titulo" => "DIAGNÓSTICO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA-PB" "resumo" => "A educação de jovens e adultos (EJA) é bem antiga. A EJA apresentou um avanço satisfatório com a implementação de programas, voltados a diminuir o analfabetismo no Brasil no século XX, que prezam por distribuir oportunidades de educação para quem não conseguiu frequentar o ensino regular. Os estudantes dessa modalidade sofrem com o preconceito da sociedade por não entender as dificuldades que os levam a optar pela EJA. O presente trabalho tem como objetivo compreender quem são os jovens e adolescentes que estudam na EJA e suas perspectivas para após a conclusão do ensino médio, buscando entender o motivo que os levaram a optar pela EJA e saber a suas perspectivas de futuro. O questionário foi aplicado em uma escola estadual da cidade de Areia-PB, no terceiro ano do ensino médio. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos alunos tiveram passagens rápidas pelo ensino regular, sendo a maior parte dos estudos ocorridos na Educação de Jovens e Adultos. Constatamos também que grande parte dos entrevistados optados pela EJA por falta de tempo, gravidez, trabalho e opção pessoal. 75% dos entrevistados buscam na modalidade uma maneira de conseguir uma profissão e ingressar em uma universidade e 25% mesmo não pretendendo cursar a faculdade pensa em fazer curso técnico ou simplesmente conseguir emprego. Grande parte dos alunos da EJA veem essa modalidade como uma solução para seus “problemas”, pois tem a oportunidade de terminar o ensino médio que, por algum motivo, foi impedido no tempo regular, objetivado um futuro bem mais promissor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "EJA, ENSINO, ESTUDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID363_11092017051130.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA MACHADO GOMES" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA GOMES" "autor_email" => "paula.mg2010@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }