TERMODINÂMICA E O EFEITO ESTUFA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38677 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4293 "inscrito_id" => 8717 "titulo" => "TERMODINÂMICA E O EFEITO ESTUFA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O uso de jogos educativos é uma ferramenta de fundamental importância, visto que proporciona ao professor uma aula dinâmica e interativa, além de aprenderem se divertindo, os alunos conseguem desenvolver o raciocínio, a interação entre si e com o professor, a competitividade e, ao mesmo tempo, o trabalho em equipe, fazendo com que eles melhor compreendam os fenômenos físicos. No entanto, esse método enfrenta obstáculos, pois muitos professores não fazem a utilização dessa metodologia, prendendo-se a métodos antigos, que não despertam o interesse dos discentes. Partindo disso, o presente trabalho tem como principal objetivo a criação de um jogo para ensinar Termodinâmica, fazendo interdisciplinaridade entre a Física e a Educação Ambiental, com destaque a um problema mundial que vem afetando a vida na terra, o efeito estufa, além disso, investigar se o uso do jogo “Trilha da Física: passo a passo da Termodinâmica” contribui para uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada neste estudo foi a descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizada com duas turmas do 2º ano do ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Angical. O trabalho fundamentou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e nas concepções de vários autores que abordam a problemática como: Brasil (1997), Campanili (2004), Fonseca (2002), Kump (2002), Lopes (2001), Miranda (2001), Nérice (1987), Ricardo (2004) e Sisto (2001). Os resultados da pesquisa indicaram que, antes da aplicação do jogo, um pouco mais da metade dos alunos, o que corresponde a 58%, responderam de forma correta ao questionário diagnóstico, porém, quase metade deles, responderam incorretamente, sendo que o assunto de termodinâmica já teria sido ministrado, segundo a grade de conteúdos previstos para o ano. Já após a aula ministrada e aplicação do jogo, mais de 90% dos alunos responderam corretamente ao questionário, percebendo-se um aumento de 33% nas respostas corretas, em relação ao questionário aplicado antes do jogo. Concluiu-se que o jogo é um método muito eficaz, que facilitou a compreensão do conteúdo e também serviu como fixador do mesmo. Portanto, essa ferramenta deveria ser utilizada mais vezes pelos professores, pois contribui para um melhor resultado no processo ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que, não pode ser feito de forma isolada, deve-se fazer a exposição do conteúdo, primeiramente, para só depois aplicá-lo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8717_16102017201821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁSSIA KAREN CASTRO VENITE" "autor_nome_curto" => "KÁSSIA VENITE" "autor_email" => "kassiavenite@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38677 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4293 "inscrito_id" => 8717 "titulo" => "TERMODINÂMICA E O EFEITO ESTUFA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O uso de jogos educativos é uma ferramenta de fundamental importância, visto que proporciona ao professor uma aula dinâmica e interativa, além de aprenderem se divertindo, os alunos conseguem desenvolver o raciocínio, a interação entre si e com o professor, a competitividade e, ao mesmo tempo, o trabalho em equipe, fazendo com que eles melhor compreendam os fenômenos físicos. No entanto, esse método enfrenta obstáculos, pois muitos professores não fazem a utilização dessa metodologia, prendendo-se a métodos antigos, que não despertam o interesse dos discentes. Partindo disso, o presente trabalho tem como principal objetivo a criação de um jogo para ensinar Termodinâmica, fazendo interdisciplinaridade entre a Física e a Educação Ambiental, com destaque a um problema mundial que vem afetando a vida na terra, o efeito estufa, além disso, investigar se o uso do jogo “Trilha da Física: passo a passo da Termodinâmica” contribui para uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada neste estudo foi a descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizada com duas turmas do 2º ano do ensino médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Angical. O trabalho fundamentou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e nas concepções de vários autores que abordam a problemática como: Brasil (1997), Campanili (2004), Fonseca (2002), Kump (2002), Lopes (2001), Miranda (2001), Nérice (1987), Ricardo (2004) e Sisto (2001). Os resultados da pesquisa indicaram que, antes da aplicação do jogo, um pouco mais da metade dos alunos, o que corresponde a 58%, responderam de forma correta ao questionário diagnóstico, porém, quase metade deles, responderam incorretamente, sendo que o assunto de termodinâmica já teria sido ministrado, segundo a grade de conteúdos previstos para o ano. Já após a aula ministrada e aplicação do jogo, mais de 90% dos alunos responderam corretamente ao questionário, percebendo-se um aumento de 33% nas respostas corretas, em relação ao questionário aplicado antes do jogo. Concluiu-se que o jogo é um método muito eficaz, que facilitou a compreensão do conteúdo e também serviu como fixador do mesmo. Portanto, essa ferramenta deveria ser utilizada mais vezes pelos professores, pois contribui para um melhor resultado no processo ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que, não pode ser feito de forma isolada, deve-se fazer a exposição do conteúdo, primeiramente, para só depois aplicá-lo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, ENSINO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8717_16102017201821.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁSSIA KAREN CASTRO VENITE" "autor_nome_curto" => "KÁSSIA VENITE" "autor_email" => "kassiavenite@outlook.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }