Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM SOBRE DST’S: INTERVENÇÃO COM JOGOS DIDÁTICOS DIGITAIS

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, ENSINO - APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo aborda o uso de ferramentas tecnológicas propondo metodologias e estratégias didáticas para o exercício da prática docente. Desse modo, defendemos que os jogos digitais contêm características auxiliadoras para o processo de ensino e aprendizagem, sendo um recurso dinâmico, tornando a aula mais prazerosa, desafiante e interativa, atraindo a participação e curiosidade dos discentes. Apesar das diversas formas de divulgação sobre a prevenção das DST’s desenvolvidas no Brasil, ainda assim, encontramos uma juventude desatenta e exposta contraindo e disseminando doenças, como apresentam os dados do Ministério de Saúde Nacional. Além das muitas restrições e tabus, presentes principalmente no meio familiar, colaborando na busca curiosa e muitas vezes errônea pelo sexo em meio a práticas irresponsáveis, sendo comprovado pelo aumento de casos de contaminações. Devido a essa realidade, que reconhecemos o quanto à escola deve buscar alternativas para informar os jovens e adolescentes, por isso pensamos nesse trabalho com a abordagem lúdica, no tocante ao tema das DST’s, que atualmente é um problema de saúde pública. Para essa intervenção, utilizamos o jogo didático produzido na ferramenta digital do Power Point, onde construímos diferentes slides com animação, atribuindo (07) sete questões objetivas, considerando apenas uma única alternativa como correta. Assim, fizemos esse trabalho, aplicando as questões na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Castro Alves, localizada no Município de Pocinhos-Pb, com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II. A partir da análise das questões, empregamos o método quantitativo, com a finalidade de discutir e apresentar as observações pertinentes à coleta de dados. Esse estudo revelou a contribuição e o potencial que o jogo digital offline em PowerPoint pode oferecer para o processo de ensino e aprendizagem, considerando a participação dos educandos frente ao jogo. Embora reconheçamos que a sala de aula apresenta diariamente desafios, acreditamos que ainda é possível ensinar, por isso propomos essa ideia com o intuito de inovar a prática docente e superar os obstáculos do processo de ensino.

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