DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA COMPREENSÃO DO ENSINO EM MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36422 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1776 "inscrito_id" => 2518 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA COMPREENSÃO DO ENSINO EM MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A microbiologia é um dos ramos da biologia que envolve diferentes tipos de organismos como bactérias, fungos, protozoários, algas unicelulares e estruturas peculiares não formadas por células, como vírus, viróides e príons. Os microorganismos também conhecidos como micróbios, são organismos diminutos e incapazes de serem visualizados a olho nu; possuindo a capacidade de viver em locais onde as condições de vida são extremamente adversas, como: elevada salinidade, locais extremamente ácidos, pouca umidade, sem oxigênio, temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Estas formas de vida foram as primeiras a surgir no planeta, a bilhões de anos antes de plantas e animais. No Brasil, a educação vem sofrendo constantemente com a falta de recursos e investimentos, que refletem diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, novas metodologias vêm sendo desenvolvidas, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Tendo em vista as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático com regras claras, utilizando matérias de baixo custo para a melhoria do conhecimento sobre o Reino Monera e suas subdivisões: as cianobactérias, as arqueobactérias, bactérias patogênicas e não patogênicas com alguns dos principais representantes tornando conhecidas suas formas e características sem o uso de microscópios. O jogo que dispõe de 54 cartas que diferencia a diversidade dos micro-organismos e as suas principais características. Inicialmente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos e ministrada uma aula sobre a biodiversidade microbiana, os discentes foram avaliados durante todo o processo e ao final submetidos a uma nova avaliação para fins de comprovação da fixação do conteúdo. Em corroboração com a literatura, a metodologia aplicada, mostrou aumento do interesse dos alunos e uma maior absorção do conteúdo exposto em aula, sendo concluído que o jogo de cartas aplicado, aumentou significativamente a fixação do tema em questão, contribuindo positivamente para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE MICROBIANA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGO DE CARTAS, --, --" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2518_11092017113404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH SIGNE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SARAH SIGNE" "autor_email" => "sarahbiologa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36422 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1776 "inscrito_id" => 2518 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA COMPREENSÃO DO ENSINO EM MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A microbiologia é um dos ramos da biologia que envolve diferentes tipos de organismos como bactérias, fungos, protozoários, algas unicelulares e estruturas peculiares não formadas por células, como vírus, viróides e príons. Os microorganismos também conhecidos como micróbios, são organismos diminutos e incapazes de serem visualizados a olho nu; possuindo a capacidade de viver em locais onde as condições de vida são extremamente adversas, como: elevada salinidade, locais extremamente ácidos, pouca umidade, sem oxigênio, temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Estas formas de vida foram as primeiras a surgir no planeta, a bilhões de anos antes de plantas e animais. No Brasil, a educação vem sofrendo constantemente com a falta de recursos e investimentos, que refletem diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, novas metodologias vêm sendo desenvolvidas, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Tendo em vista as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático com regras claras, utilizando matérias de baixo custo para a melhoria do conhecimento sobre o Reino Monera e suas subdivisões: as cianobactérias, as arqueobactérias, bactérias patogênicas e não patogênicas com alguns dos principais representantes tornando conhecidas suas formas e características sem o uso de microscópios. O jogo que dispõe de 54 cartas que diferencia a diversidade dos micro-organismos e as suas principais características. Inicialmente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos e ministrada uma aula sobre a biodiversidade microbiana, os discentes foram avaliados durante todo o processo e ao final submetidos a uma nova avaliação para fins de comprovação da fixação do conteúdo. Em corroboração com a literatura, a metodologia aplicada, mostrou aumento do interesse dos alunos e uma maior absorção do conteúdo exposto em aula, sendo concluído que o jogo de cartas aplicado, aumentou significativamente a fixação do tema em questão, contribuindo positivamente para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE MICROBIANA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGO DE CARTAS, --, --" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2518_11092017113404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH SIGNE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "SARAH SIGNE" "autor_email" => "sarahbiologa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }