O presente ensaio explana e discute as práticas de recepção literária nas fanpages do Facebook, bem como a insurgência de um novo perfil leitor: o leitor imersivo (ou virtual), bem como suscita a discussão de seu imbricamento aos dinamismos e interfaces da literatura presente nas redes sociais da internet. Nesse artigo, os estudos do leitor imersivo estarão condicionados a sua inter-relação e recepção aos textos literários dispostos nas redes. Adotou-se enquanto procedimento metodológico a observação nos ambientes virtuais das redes sociais da internet, os dados resultantes das pesquisas de Iniciação Científica realizadas entre 2013-2015, assim como teorias relacionadas ao tema. Os dados foram analisados a partir das concepções da Estética da Recepção, Teoria de Mídias e demais estudos que concedem ao leitor uma prática mais ativa frente à leitura e análise de textos, presentes em Hans Robert Jauss (1994), Wolfang Iser (1996) Regina, bem como os estudos contemporâneos desenvolvidos por Roger Chartier (1998) Lucia Santaella (2011) e Pierre Lévy (1996) que se debruçam sobre o estudo do leitor e das práticas leitoras nos ambientes incorpóreos da virtualidade.