O Ensino de Ciências tem o papel de elucidar fenômenos ou fatos que despertam curiosidades que os alunos observam no cotidiano e às vezes os pais não sabem explicar, ou se o fazem é de uma forma equivocada ou mistificada, distorcendo um pouco a realidade. Atualmente os cursos de formação de professores tem se preocupado com um ensino mais comprometido com a formação cidadã. Para tal, faz-se necessário um ensino que tenha relação com ações cotidianas dos discentes, ultrapassando as paredes da sala de aula e propondo diferentes fontes de pesquisas além do livro didático, para que aluno seja autor do próprio saber, tornando-se um ser atuante dentro da sociedade através do conhecimento adquirido na sala de aula. Um método que contempla vários fatores inseridos na atual proposta de ensino e aprendizagem é o Estudo de Caso, sendo assim, o presente artigo apresenta a análise do livro “Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais”, o qual demonstra como o método de Estudo de Caso pode atuar em diferentes temas a serem abordados dentro do Ensino de Ciências Naturais na educação básica. O livro apresenta dez casos investigativos elaborados por alunos de uma turma de especialização em Educação em Ciências do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Cada caso segue acompanhado das propostas de aplicação, os conhecimentos que podem ser abordados e as possíveis intervenções que podem ser apontadas como resolução dos mesmos. A elaboração dos casos seguem as características para um bom estudo de caso elencadas por Clyde Freeman Herreid, as quais se destacam: narração de uma curta história; desperta o interesse do leitor; provoca um conflito e tem utilidade pedagógica. O método de Estudo de Caso enfatiza a argumentação e a visão crítico-científica em temas contextualizados e interdisciplinares, bem como o trabalho em equipe e a pesquisa entre os discentes. Pode-se observar pela descrição de cada caso apresentado, o tratamento de temas atuais e relevantes de uma forma generalizada, o despertar do interesse do leitor pelos contextos envolvidos, a empatia com as personagens centrais, a relevância e utilidade pedagógica provocada pelos conflitos forçando uma decisão no emprego da visão crítica.