ANÁLISE DO LIVRO: ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35820 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1629 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO: ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "resumo" => "O Ensino de Ciências tem o papel de elucidar fenômenos ou fatos que despertam curiosidades que os alunos observam no cotidiano e às vezes os pais não sabem explicar, ou se o fazem é de uma forma equivocada ou mistificada, distorcendo um pouco a realidade. Atualmente os cursos de formação de professores tem se preocupado com um ensino mais comprometido com a formação cidadã. Para tal, faz-se necessário um ensino que tenha relação com ações cotidianas dos discentes, ultrapassando as paredes da sala de aula e propondo diferentes fontes de pesquisas além do livro didático, para que aluno seja autor do próprio saber, tornando-se um ser atuante dentro da sociedade através do conhecimento adquirido na sala de aula. Um método que contempla vários fatores inseridos na atual proposta de ensino e aprendizagem é o Estudo de Caso, sendo assim, o presente artigo apresenta a análise do livro “Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais”, o qual demonstra como o método de Estudo de Caso pode atuar em diferentes temas a serem abordados dentro do Ensino de Ciências Naturais na educação básica. O livro apresenta dez casos investigativos elaborados por alunos de uma turma de especialização em Educação em Ciências do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Cada caso segue acompanhado das propostas de aplicação, os conhecimentos que podem ser abordados e as possíveis intervenções que podem ser apontadas como resolução dos mesmos. A elaboração dos casos seguem as características para um bom estudo de caso elencadas por Clyde Freeman Herreid, as quais se destacam: narração de uma curta história; desperta o interesse do leitor; provoca um conflito e tem utilidade pedagógica. O método de Estudo de Caso enfatiza a argumentação e a visão crítico-científica em temas contextualizados e interdisciplinares, bem como o trabalho em equipe e a pesquisa entre os discentes. Pode-se observar pela descrição de cada caso apresentado, o tratamento de temas atuais e relevantes de uma forma generalizada, o despertar do interesse do leitor pelos contextos envolvidos, a empatia com as personagens centrais, a relevância e utilidade pedagógica provocada pelos conflitos forçando uma decisão no emprego da visão crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDO DE CASO, CIÊNCIAS NATURAIS, ANÁLISE DE LIVRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID69_11092017005238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARICÉLIA LUCENA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARICÉLIA" "autor_email" => "mluc_cena@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35820 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1629 "inscrito_id" => 69 "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO: ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "resumo" => "O Ensino de Ciências tem o papel de elucidar fenômenos ou fatos que despertam curiosidades que os alunos observam no cotidiano e às vezes os pais não sabem explicar, ou se o fazem é de uma forma equivocada ou mistificada, distorcendo um pouco a realidade. Atualmente os cursos de formação de professores tem se preocupado com um ensino mais comprometido com a formação cidadã. Para tal, faz-se necessário um ensino que tenha relação com ações cotidianas dos discentes, ultrapassando as paredes da sala de aula e propondo diferentes fontes de pesquisas além do livro didático, para que aluno seja autor do próprio saber, tornando-se um ser atuante dentro da sociedade através do conhecimento adquirido na sala de aula. Um método que contempla vários fatores inseridos na atual proposta de ensino e aprendizagem é o Estudo de Caso, sendo assim, o presente artigo apresenta a análise do livro “Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais”, o qual demonstra como o método de Estudo de Caso pode atuar em diferentes temas a serem abordados dentro do Ensino de Ciências Naturais na educação básica. O livro apresenta dez casos investigativos elaborados por alunos de uma turma de especialização em Educação em Ciências do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Cada caso segue acompanhado das propostas de aplicação, os conhecimentos que podem ser abordados e as possíveis intervenções que podem ser apontadas como resolução dos mesmos. A elaboração dos casos seguem as características para um bom estudo de caso elencadas por Clyde Freeman Herreid, as quais se destacam: narração de uma curta história; desperta o interesse do leitor; provoca um conflito e tem utilidade pedagógica. O método de Estudo de Caso enfatiza a argumentação e a visão crítico-científica em temas contextualizados e interdisciplinares, bem como o trabalho em equipe e a pesquisa entre os discentes. Pode-se observar pela descrição de cada caso apresentado, o tratamento de temas atuais e relevantes de uma forma generalizada, o despertar do interesse do leitor pelos contextos envolvidos, a empatia com as personagens centrais, a relevância e utilidade pedagógica provocada pelos conflitos forçando uma decisão no emprego da visão crítica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDO DE CASO, CIÊNCIAS NATURAIS, ANÁLISE DE LIVRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID69_11092017005238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARICÉLIA LUCENA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARICÉLIA" "autor_email" => "mluc_cena@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }