Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO LIVRO: ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDO DE CASO, CIÊNCIAS NATURAIS, ANÁLISE DE LIVRO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35820
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1629
    "inscrito_id" => 69
    "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO: ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências tem o papel de elucidar fenômenos ou fatos que despertam curiosidades que os alunos observam no cotidiano e às vezes os pais não sabem explicar, ou se o fazem é de uma forma equivocada ou mistificada, distorcendo um pouco a realidade. Atualmente os cursos de formação de professores tem se preocupado com um ensino mais comprometido com a formação cidadã. Para tal, faz-se necessário um ensino que tenha relação com ações cotidianas dos discentes, ultrapassando as paredes da sala de aula e propondo diferentes fontes de pesquisas além do livro didático, para que aluno seja autor do próprio saber, tornando-se um ser atuante dentro da sociedade através do conhecimento adquirido na sala de aula. Um método que contempla vários fatores inseridos na atual proposta de ensino e aprendizagem é o Estudo de Caso, sendo assim, o presente artigo apresenta a análise do livro “Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais”, o qual demonstra como o método de Estudo de Caso pode atuar em diferentes temas a serem abordados dentro do Ensino de Ciências Naturais na educação básica. O livro apresenta dez casos investigativos elaborados por alunos de uma turma de especialização em Educação em Ciências do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Cada caso segue acompanhado das propostas de aplicação, os conhecimentos que podem ser abordados e as possíveis intervenções que podem ser apontadas como resolução dos mesmos. A elaboração dos casos seguem as características para um bom estudo de caso elencadas por Clyde Freeman Herreid, as quais se destacam: narração de uma curta história; desperta o interesse do leitor; provoca um conflito e tem utilidade pedagógica. O método de Estudo de Caso enfatiza a argumentação e a visão crítico-científica em temas contextualizados e interdisciplinares, bem como o trabalho em equipe e a pesquisa entre os discentes. Pode-se observar pela descrição de cada caso apresentado, o tratamento de temas atuais e relevantes de uma forma generalizada, o despertar do interesse do leitor pelos contextos envolvidos, a empatia com as personagens centrais, a relevância e utilidade pedagógica provocada pelos conflitos forçando uma decisão no emprego da visão crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDO DE CASO, CIÊNCIAS NATURAIS, ANÁLISE DE LIVRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID69_11092017005238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARICÉLIA LUCENA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARICÉLIA"
    "autor_email" => "mluc_cena@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35820
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1629
    "inscrito_id" => 69
    "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO: ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências tem o papel de elucidar fenômenos ou fatos que despertam curiosidades que os alunos observam no cotidiano e às vezes os pais não sabem explicar, ou se o fazem é de uma forma equivocada ou mistificada, distorcendo um pouco a realidade. Atualmente os cursos de formação de professores tem se preocupado com um ensino mais comprometido com a formação cidadã. Para tal, faz-se necessário um ensino que tenha relação com ações cotidianas dos discentes, ultrapassando as paredes da sala de aula e propondo diferentes fontes de pesquisas além do livro didático, para que aluno seja autor do próprio saber, tornando-se um ser atuante dentro da sociedade através do conhecimento adquirido na sala de aula. Um método que contempla vários fatores inseridos na atual proposta de ensino e aprendizagem é o Estudo de Caso, sendo assim, o presente artigo apresenta a análise do livro “Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais”, o qual demonstra como o método de Estudo de Caso pode atuar em diferentes temas a serem abordados dentro do Ensino de Ciências Naturais na educação básica. O livro apresenta dez casos investigativos elaborados por alunos de uma turma de especialização em Educação em Ciências do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Cada caso segue acompanhado das propostas de aplicação, os conhecimentos que podem ser abordados e as possíveis intervenções que podem ser apontadas como resolução dos mesmos. A elaboração dos casos seguem as características para um bom estudo de caso elencadas por Clyde Freeman Herreid, as quais se destacam: narração de uma curta história; desperta o interesse do leitor; provoca um conflito e tem utilidade pedagógica. O método de Estudo de Caso enfatiza a argumentação e a visão crítico-científica em temas contextualizados e interdisciplinares, bem como o trabalho em equipe e a pesquisa entre os discentes. Pode-se observar pela descrição de cada caso apresentado, o tratamento de temas atuais e relevantes de uma forma generalizada, o despertar do interesse do leitor pelos contextos envolvidos, a empatia com as personagens centrais, a relevância e utilidade pedagógica provocada pelos conflitos forçando uma decisão no emprego da visão crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESTUDO DE CASO, CIÊNCIAS NATURAIS, ANÁLISE DE LIVRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID69_11092017005238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARICÉLIA LUCENA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARICÉLIA"
    "autor_email" => "mluc_cena@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O Ensino de Ciências tem o papel de elucidar fenômenos ou fatos que despertam curiosidades que os alunos observam no cotidiano e às vezes os pais não sabem explicar, ou se o fazem é de uma forma equivocada ou mistificada, distorcendo um pouco a realidade. Atualmente os cursos de formação de professores tem se preocupado com um ensino mais comprometido com a formação cidadã. Para tal, faz-se necessário um ensino que tenha relação com ações cotidianas dos discentes, ultrapassando as paredes da sala de aula e propondo diferentes fontes de pesquisas além do livro didático, para que aluno seja autor do próprio saber, tornando-se um ser atuante dentro da sociedade através do conhecimento adquirido na sala de aula. Um método que contempla vários fatores inseridos na atual proposta de ensino e aprendizagem é o Estudo de Caso, sendo assim, o presente artigo apresenta a análise do livro “Estudos de Caso no Ensino de Ciências Naturais”, o qual demonstra como o método de Estudo de Caso pode atuar em diferentes temas a serem abordados dentro do Ensino de Ciências Naturais na educação básica. O livro apresenta dez casos investigativos elaborados por alunos de uma turma de especialização em Educação em Ciências do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP). Cada caso segue acompanhado das propostas de aplicação, os conhecimentos que podem ser abordados e as possíveis intervenções que podem ser apontadas como resolução dos mesmos. A elaboração dos casos seguem as características para um bom estudo de caso elencadas por Clyde Freeman Herreid, as quais se destacam: narração de uma curta história; desperta o interesse do leitor; provoca um conflito e tem utilidade pedagógica. O método de Estudo de Caso enfatiza a argumentação e a visão crítico-científica em temas contextualizados e interdisciplinares, bem como o trabalho em equipe e a pesquisa entre os discentes. Pode-se observar pela descrição de cada caso apresentado, o tratamento de temas atuais e relevantes de uma forma generalizada, o despertar do interesse do leitor pelos contextos envolvidos, a empatia com as personagens centrais, a relevância e utilidade pedagógica provocada pelos conflitos forçando uma decisão no emprego da visão crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.